Apesar de Max Verstappen e George Russell aparentemente terem colocado o seu conflito no Qatar de lado, o futuro tio de Verstappen, Nelson Piquet Jr., não está ainda pronto para esquecer. A disputa entre Verstappen e Russell foi um ponto de tensão no final da temporada do campeonato de F1 2024, uma troca acesa após a qualificação no Grande Prémio do Qatar.
Verstappen, que foi despojado da pole position devido a uma penalização pós-qualificação por conduzir a um ritmo desnecessariamente lento, atacou Russell por alegadamente tentar influenciar os comissários contra ele. Russell, por sua vez, acusou o piloto holandês de ser um bully, alegando que Verstappen o tinha ameaçado com linguagem violenta.
No entanto, no evento F1 75, ambos os pilotos pareceram enterrar o machado de guerra. Russell expressou confiança na condução de Verstappen, enquanto Verstappen garantiu a meios de comunicação, incluindo o PlanetF1.com, que não tinha planos de reavivar a rixa no futuro. Mas Piquet Jr., parece, não está disposto a deixar o passado para trás.
A conversa tomou um rumo interessante quando Piquet Jr. e o ex-piloto de F1 Christian Fittipaldi discutiram a recente proibição da FIA sobre os pilotos usarem linguagem ofensiva no podcast Pelas Pistas. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pediu uma proibição total da linguagem ofensiva, com violações a poderem levar a multas elevadas, suspensões e até à perda de pontos no Campeonato do Mundo.
Piquet Jr., ex-piloto da Renault F1 e irmão da parceira de Verstappen, Kelly, expressou a sua desaprovação em relação à proibição, descrevendo-a como repressiva da personalidade dos pilotos. Ele lamentou o crescente polimento de relações públicas que se espera que os pilotos exibam durante entrevistas, argumentando que os fãs precisam ver a verdadeira personalidade dos pilotos. Ele citou a si mesmo, James Hunt e Max Verstappen como exemplos de pilotos que dizem o que pensam.
Fittipaldi juntou-se à conversa, expressando a sua preocupação sobre os pilotos se tornarem “robôs polidos”. A conversa eventualmente voltou ao desentendimento entre Verstappen e Russell, com Piquet Jr. a lançar uma farpa a Russell, acusando o piloto britânico de ser excessivamente calculista e comparando-o a uma “boneca Playmobil”. Fittipaldi acrescentou à brincadeira, comparando Russell a um personagem do programa de marionetas Thunderbirds, ao que Piquet Jr. sugeriu humoristicamente “Chicken Run”.
Em conclusão, embora Verstappen e Russell possam ter ultrapassado a sua discussão, é claro que alguns na comunidade das corridas ainda não se esqueceram dela. A proibição de linguagem ofensiva gerou um debate sobre a supressão das personalidades dos pilotos, e resta saber como isso impactará o desporto e as suas estrelas no futuro.