Nasser Al-Attiyah estreou-se a ganhar na edição de 2024 do Dakar e com o Prodrive Hunter da Nasser Racing. O piloto subiu, assim, ao segundo lugar da classificação geral antes da etapa-maratona de 48 horas.
Na quinta etapa, que teve apenas 118km cronometrados, o qatari gastou 1h37m25s. Consistentemente o mais veloz, superou Guerlain Chicherit (Overdrive Racing/Toyota) por 1m51s. A Overdrive Racing esteve em grande plano, colocando mais três pilotos no top cinco: Juan Cruz Yacopini, Yazeed Al Rajhi e Guillaume de Mevius.
O sexto dos T1U, principal categoria, foi Giniel de Villiers (Toyota), mas à sua frente Francisco López Contardo (Can-Am Factory) foi o melhor dos Challenger e conseguiu um sexto lugar na classificação combinada de todas as categorias automóveis.
Na classificação geral, Al Rajhi continua a ser o líder, agora 9m03s na frente de Al-Attiyah que ultrapassou Carlos Sainz. O espanhol da Audi teve um dia mais complicado, não indo além do 16.º registo. Mattias Ekström (Audi) segue em quarto, na f rente de eMathieu Serradori (Century Racing Factory Team). Depois de novo top dez entre os T1U com o nono tempo, o lituano Vaidotas Zala com o navegador português Paulo Fiúza (X-Raid Arijus Team/MINI) está em sétimo da geral.
Top dez da Etapa 5:
Top dez da geral: