Depois de três décadas à frente do design da Mercedes-Benz, o alemão Gorden Wagener, de 57 anos, está de saída da marca da estrela. No dia 31 de janeiro de 2026, e a pedido do próprio, o homem por detrás da linguagem estilística “Pureza Sensual”, que definiu o visual de todos os atuais modelos da casa de Estugarda, abandona funções, sucedendo-lhe o seu compatriota, e número um do design da Mdercedes-AMG, Bastian Baudy, de 41 anos, o rosto por detrás do estudo AMG Vision Gran Turismo para o videojogo Gran Turismo.
Wagener é considerado um dos designers mais influentes da atualidade na indústria automóvel, e o responsável pela imagem muito moderna da Mercedes, marca posicionada no segmento premium e no mercado dos automóveis de luxo. “Nenhum outro diretor de design marcou tanto a história de quase 140 anos da empresa”, lê-se no comunicado divulgado pela empresa germânica, o que não deixa de ser uma afirmação assinalável quando se sabe que, entre os seus quadros que assumiram idêntica posição, passaram nomes como os de Bruno Sacco (ocupou o cargo entre 1975-1999).
Gorden Wagener ingressou na Mercedes em 1997, aos 39 anos. Um dos primeiros projetos que teve nas mãos foi a conceção do SLR, superdesportivo desenvolvido em conjunto com a McLaren, que comemorava a parceria entre as duas marcas na Fórmula 1, e de que foram produzidas, entre 2003 e 2010, apenas 2157 unidades. Depois, a partir de 2016, enquanto diretor de design, trabalhou no estilo dos modelos da Mercedes-Benz, da Mercedes-AMG, da Mercedes-Maybach e do Classe G.

É, igualmente, o autor das linhas essenciais da filosofia de estilo “Pureza Sensual” que distingue todos os modelos das marcas do grupo teutónico, tendo contribuído, de forma determinante, para a modernização do design dos seus produtos. Tendo, também, supervisionado o design dos comerciais ligeiros, e, até à cisão da Daimler Truck, em 2021, dos pesados
Automóveis como o Classe A de 2012 (W176), e o Classe S de 2013 (W/V222), encontram-se entre os projetos mais importantes assinados por Gorden Wagener na Mercedes. O GT de 2014 (C190) também figura na lista de automóveis emblemáticos criados sob a sua direção. Mais recentemente, e preparando o futuro da marca, o designer trabalhou nos programas CLA, GLC e Vision Iconic Concept.
“Com o seu design visionário, Gorden Wagener moldou a identidade das nossas marcas. Durante os muito anos que trabalhou na empresa, contribuiu, decisivamente, para garantir que os nossos automóveis inovadores fossem reconhecidos em todo o mundo”, afirmou Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mercedes.










