O ritmo de eletrificação não abranda, independentemente dos mais recuos do que avanços nas vendas. Mas os motores de combustão interna ainda têm muitos adeptos, como o demonstra o recorde que surge quase em simultâneo com o arranque da carreira da nova geração de modelos 100% elétricos Neue Klasse da BMW: os motores de 8 cilindros da marca de Munique nunca tiveram tanta procura!
Em declarações a um site norte-americano especializado no setor automóvel, Joachim Post, do departamento de investigação e desenvolvimento da BMW, confirmou que 2024 foi o melhor ano de sempre da casa da hélice no que respeita a vendas de automóveis equipados com mecânicas V8: “Queremos propor os melhores automóveis aos nossos clientes, e eles decidem o tipo de motorização que pretendem. Ninguém terá um automóvel novo apenas se comprar um elétrico, nem será obrigado a manter um automóvel antigo se for adepto dos motores de combustão interna. O mundo está diferente, é verdade: 2024 foi o nosso melhor ano de sempre em vendas, tanto de motorizações elétricas, como de 8 cilindros”.
O sucesso dos motores de 8 cilindros, obviamente, não foi registado em todos os mercados. Mas estas mecânicas continuam a desfrutar de grande popularidade em países como os EUA, sobretudo nos SUV (X5, X6 e X7), e também são muito bem-sucedidos entre os clientes dos Série 7, Série 8 ou M5 – na berlina desportiva, recorde-se, a motorização apresenta-se numa variante com tecnologia híbrida plug-in.





