Campeonato Mundial de Grand Prix da FIM, 16 a 19 de novembro de 2023, Moto2, Rodada 19, Losail, Catar, Sam Lowes; Equipe de Corrida Elf Marc VDS; Kalex
O Campeonato Mundial de Grand Prix da FIM, que acontecerá de 16 a 19 de novembro de 2023 em Losail, Catar, verá algumas mudanças nas estruturas de treinamento das séries Moto2 e Moto3 para a próxima temporada de 2024. A primeira sessão de treinamento do fim de semana, anteriormente conhecida como Treino 1, agora será chamada de Treino Livre 1 a partir do Grande Prêmio do Catar. Essa modificação segue uma mudança semelhante feita pelos organizadores da série Dorna para a classe MotoGP em julho do ano passado, antes do GP britânico.
A decisão de renomear a sessão de treinamento de abertura veio depois que os pilotos da classe principal expressaram a necessidade de reduzir a pressão de cada fim de semana, pois a intensidade de cada sessão havia se tornado avassaladora. Anteriormente, ambos os testes de treinamento de sexta-feira contribuíam para determinar os dez primeiros pilotos que garantiriam um lugar no treino classificatório de sábado. Para aliviar essa pressão e permitir que os pilotos se adaptem ao fim de semana, a Dorna ajustou a estrutura para que apenas a sessão da tarde P2 determinasse os pilotos que avançariam para o Q2 na tarde de sexta-feira. Essa mudança foi bem recebida tanto pelos pilotos da classe principal quanto pelas equipes, levando à sua implementação nas classes menores a partir desta temporada.
A sessão da Moto3 terá duração de 35 minutos, seguida por uma saída de 40 minutos para a Moto2. As sessões restantes permanecerão inalteradas em relação à temporada de 2023. Essa adaptação também permite que as equipes economizem alguns dos pneus macios da Pirelli, o novo fornecedor de pneus, para as sessões posteriores. O teste de abertura oferece uma oportunidade para as equipes se familiarizarem com a pista e fazerem ajustes de configuração sem a pressão de alcançar um tempo de volta rápido.
Normalmente, as condições da pista à tarde são mais rápidas do que pela manhã devido à acumulação de borracha na superfície de corrida ao longo do dia. No entanto, sob as regras anteriores, se as condições climáticas adversas reduzissem a aderência, os tempos de volta da sessão de abertura determinariam quais pilotos avançariam para o Q2. Com a nova estrutura, esse cenário não é mais uma preocupação.
© 2024