Faleceu esta sexta-feira Gil de Ferran. O antigo piloto tinha 56 anos, notabilizando-se nos Estados Unidos da América embora também tenha estado ligado à Fórmula 1 já depois de «pendurar o capacete».
Segundo o site oficial das IndyCar Series, o brasileiro faleceu ‘subitamente depois de doença breve’ quando estava na Florida. A imprensa brasileira detalha que estava a conduzir um carro num clube, acompanhado do filho, quando sofreu um ataque cardíaco fatal.
Um dos pontos altos do percurso de de Ferran remonta a 2003, quando venceu aas 500 Milhas de Indianápolis. Foi também bicampeão das IndyCar Series – em 2000 e 2001, ainda nos tempos da CART. Posteriormente, competiu nas American Le Mans Series, onde foi vice-campeão de 2009. Depois, deu por concluído o seu percurso como piloto.
No entanto, manteve-se ligado ao automobilismo em várias funções, tendo sido co-proprietário de uma equipa das IndyCar Series até 2011. Entre 2018 e 2021 foi diretor desportivo da McLaren na Fórmula 1, e em maio passado tinha voltado à estrutura de Woking como consultor e conselheiro.
À família e amigos enlutados de Gil de Ferran, o AutoGear expressa as sentidas condolências.