A Mitsubishi Motors está pronta para se juntar à recém-formada aliança Honda-Nissan, focada no desenvolvimento de veículos 100% elétricos e software.
Segundo o Nikkei Asia, a Mitsubishi pretende juntar-se à parceria já existente entre a Honda e a Nissan, que tem como objetivo explorar a possibilidade de colaboração futura, para a criação de “plataformas de software, tecnologias de baterias para veículos elétricos e produtos complementares”.
A entrada da Mitsubishi nesta parceria é vista como bastante provável até porque a Nissan conta com uma participação de 34% na marca.
A mesma fonte adianta ainda que a Mitsubishi Motors já terá assinado um acordo de confidencialidade com a Honda e a Nissan e que já iniciou as discussões para reforçar a aliança com as duas marcas japonesas.
Recorde-se que a Honda e a Nissan são o segundo e o terceiro maiores construtores de automóveis do Japão, respetivamente, com vendas globais de 4,1 milhões e 3,44 milhões de unidades no ano fiscal encerrado em março de 2024. Se adicionarmos as 810 000 unidades da Mitsubishi, o novo grupo terá vendas de 8,35 milhões de veículos.
A possibilidade de a Mitsubishi reforçar a aliança estratégica entre a Nissan e a Honda, surge numa altura em que os fabricantes de automóveis japoneses se esforçam para repensar o desenvolvimento e a produção de veículos elétricos, depois de terem sido ultrapassados pelos rivais, nomeadamente da China, e nesse sentido a parceria entre as três empresas é vista como uma estratégia fundamental para reduzir custos.