Depois de ter revelado no Salão de Munique em 2023 o novo MINI Cooper elétrico, a marca britânica deu a conhecer agora as versões com motor a combustão.
A quinta geração do Cooper está equipada com duas motorizações a gasolina, que no caso do Cooper S é um motor de 2,0 litros de quatro cilindros, que debita 204 cv de potência, mais 25 cv que o modelo anterior, e um binário 300 Nm, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos.
Já o Cooper C apresenta um motor de 1,5 turbo de três cilindros com 156 cv de potência, mais 20 cv que o antecessor, e 230 Nm de binário, prometendo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A MINI adiantou ainda que o Cooper está dotado de um sistema de suspensão e amortecimento ajustado para uma condução mais dinâmica.
A nível estético não existem grandes alterações face ao que já conhecíamos do modelo 100% elétrico. No entanto, na secção frontal o destaque é a nova grelha octogonal. Além disso, o mais pequeno radar do Grupo BMW até o momento está montando na frente entre as entradas de ar e a MINI fez saber que o novo Cooper faz uso de um total de 12 sensores ultrassónicos que apoiam os sistemas de assistência à condução.
No interior, o destaque é o ecrã OLED redondo com um diâmetro de 240 mm, a que se junta a típica barra articulada MINI e o painel de instrumentos em tecido de dois tons que criam uma sensação de espaço.
Já em matéria de arrumação, o Cooper apresenta uma capacidade da bagageira de 210 litros que podem chegar aos 725 litros com o rebatimento do banco traseiro numa proporção de 60:40.
A MINI fez saber que os novos níveis de acabamento Essential, Classic, Favored e JCW oferecem uma ampla gama de opções de personalização, e que dependendo do acabamento, os novos Cooper C e MINI Cooper S estão disponíveis com diferentes acabamentos de pintura exterior.