A Lancia anunciou em maio que vai lançar em 2025 o novo Ypsilon HF, a versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca, a que se junta o Ypsilon Rally 4 HF, o modelo que marcará o regresso oficial da Lancia ao mundo dos ralis.
Agora, a marca italiana fez saber que Miki Biasion, o piloto italiano de ralis mais bem-sucedido de todos os tempos, que contribuiu para fazer da Lancia a marca mais vitoriosa de sempre na história da modalidade, vai participar no desenvolvimento dos dois modelos.
“Os seus muitos anos de experiência com a equipa Lancia Corse serão fundamentais para o desenvolvimento de ambos os modelos. É o início de um novo capítulo na história do Renascimento da marca, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade, totalmente em linha com o ADN da marca”, declarou Luca Napolitano, CEO da Lancia.
Já se sabe que o novo Lancia Ypsilon HF será alimentado por um motor elétrico de 240 cv e capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, e que o modelo desportivo terá um porte rebaixado, uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca, com a forma e o design ao serviço da performance.
Já no que respeita à variante que vai marca o regresso da Lancia aos ralis, vai estar equipada com um motor de 1,2 litros turbo, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Dotado de tração dianteira e transmissão mecânica de cinco velocidades e diferencial autoblocante mecânico, o modelo de elevado desempenho representa uma solução ideal para todos os entusiastas dos ralis, mas também um sério concorrente para os pilotos que aspiram às vitórias na categoria “Rally4” e nos campeonatos de duas rodas motrizes.
“Sinto-me extremamente honrado por poder apoiar a equipa de produto da Lancia nas configurações e comportamento dinâmico do Ypsilon HF, oferecendo um verdadeiro prazer de condução desportiva aos seus condutores. Estou também muito satisfeito por trabalhar com a equipa Stellantis Motorsport no aperfeiçoamento do desempenho do Ypsilon Rally 4 HF”, afirmou Miki Biasion.