Charles Leclerc garantiu este domingo a sua segunda vitória na época de Fórmula 1. Depois de ter terminado no lugar mais alto do pódio do seu GP de casa no Mónaco, agora ganhou em casa da Ferrari no GP de Itália em Monza fazendo-se valer de uma estratégia arriscada, mas muito acertada.
O resumo da corrida
A pole position era de Lando Norris (McLaren/Mercedes), que apesar de não ter arrancado mal acabou por ser ultrapassado pelo colega Oscar Piastri na Variante della Roggia. O britânico não contava com o movimento, saiu da trajetória e Leclerc aproveitou para ultrapassar também.
Uma vez na liderança, Piastri conseguiu construir uma margem, mas também se foi tornando notório que os pneus e a estratégia fariam diferença considerável nesta corrida. A McLaren teve mais problemas para conservar os pneus, tendo de parar nas boxes mais cedo. Enquanto isso, a Ferrari foi capaz de adiar as paragens de Leclerc e de Carlos Sainz.
LAP 17 / 53
— Formula 1 (@F1) September 1, 2024
And now the race leader is in! 🛞
Piastri boxes to cover off Norris and re-joins ahead of his team mate in the net race lead.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/S1LPdJjUjo
A certo ponto, a Scuderia chegou a ter ambos os pilotos nas duas primeiras posições. Depois de trocar de pneus, Leclerc sofreu o undercut de Norris, mas recuperou a posição e o britânico ainda teve de voltar às boxes mais tarde.
A McLaren ainda debateu uma estratégia de uma paragem com Piastri quando este tinha mais de cinco segundos de avanço na liderança. Porém, os pneus assim não permitiram. Leclerc chegou finalmente à liderança, com uma margem considerável.
Quanto a Piastri, depois da segunda troca de pneus, conseguiu chegar a segundo por troca com Sainz, que também só fez uma mudança. O australiano aproximou-se de forma galopante de Leclerc nas últimas voltas, mas o monegasco teve o suficiente para gerir e ganhar com 2,664s de avanço.
LAP 48 / 53
— Formula 1 (@F1) September 1, 2024
Piastri is closing – but not by enough at the moment! Leclerc is nursing the last out of his tyres!
Further back, Norris also passes Sainz and gets himself up onto the podium.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/g6mG1MaHH7
Em terceiro ficou Norris com a volta mais rápida, que acabou por conseguir o pódio ao bater Sainz – cuja estratégia de uma paragem nas boxes não deu os frutos que Leclerc teve. Lewis Hamilton (Mercedes) fechou o top cinco na frente de Max Verstappen (Red Bull) – que cedeu novamente pontos embora continue a liderar confortavelmente o campeonato.
George Russell (Mercedes), Sergio Pérez (Red Bull), Alexander Albon (Williams/Mercedes) e Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) fecharam os lugares pontuáveis. O dinamarquês foi penalizado devido a um incidente durante a corrida, mas garantiu o top dez 0,143s na frente de Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes). Em estreia absoluta na F1, Franco Colapinto (Williams/Mercedes) fez uma prestação sólida, sem grandes percalços, para cortar a meta em 12.º.
Resultados: