O protótipo 100% elétrico da Mercedes, o Vision EQXX, acaba de quebrar o seu próprio recorde de autonomia e eficiência, ao realizar uma viagem de mais de 1000 km pelo Médio Oriente com um impressionante consumo de energia elétrica de 7,4 kWh/100 km, o que equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina.
Esta foi a terceira longa viagem do modelo 100% elétrico da Mercedes, depois das duas tentativas anteriores realizadas na Europa, e a segunda vez que o protótipo desportivo percorreu mais de 1000 km.
Desta vez, o Vision EQXX percorreu 1010 km que ligaram Riade na Arábia Saudita, ao Dubai nos Emirados Árabes Unidos, em 14 horas e 42 minutos (12 horas e 45 minutos em movimento), a uma velocidade média de cerca de 70 km/h.
No final da viagem, computador de bordo do Vision EQXX confirmou que o modelo elétrico ainda tinha uma autonomia de 309 quilómetros.
O objetivo desta terceira viagem foi o de maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto, que podem atingir os 34 graus Celsius, nomeadamente da gestão térmica avançada do veículo. O sistema inteligente manteve o motor elétrico e o habitáculo frescos. O sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem registando um impacto mínimo na eficiência energética graças, em parte, à bomba de calor multifonte.
Além disso, a Mercedes também analisou o desempenho do teto solar do Vision EQXX, que consiste em 117 fotovoltaicas que são utilizadas para alimentar muitos dos aparelhos auxiliares, reduzindo o consumo de energia do sistema de alta tensão e melhorando ainda mais a eficiência global. Na viagem até ao Dubai, o sistema recolheu 1,8 kWh de energia solar, acrescentando cerca de 24 km à autonomia total.
Recorde-se que o Vision EQXX está equipado com um motor elétrico de 204 cv, instalado no eixo traseiro, desenvolvido com o apoio da equipa de Fórmula 1 da Mercedes, que é alimentado por uma bateria de 100 kWh com tecnologia de 900 volt.