A Mercedes-Benz revelou recentemente a nova versão 100% elétrica do GLC, o primeiro modelo com base na plataforma elétrica MB.EA, que antecede a nova versão totalmente elétrica do Classe C.
A marca revelou recentemente um “teaser” que mostra a secção frontal do novo Classe C, semelhante à do novo GLC com tecnologia EQ. O novo Classe C elétrico também vai adotar o novo design “Iconic Grill” a grelha iluminada da Mercedes-Benz e deverá apresentar-se um comprimento maior que a versão a combustão, que chega a 4,75 metros, além de ultrapassar uma largura de 1,82 m. Uma distância entre eixos mais longa deverá contribuir para um interior mais espaçoso.
O novo Classe C elétrico vai assentar sobre a plataforma que o GLC acaba de estrear (MB.EA), específica para elétricos. Isto significa que vai adotar a mesma arquitetura de 800 V que, no SUV, permite carregamentos até 330 kW em corrente contínua (DC).
É expetável, por isso, que também adote as mesmas baterias e motores elétricos do GLC, que na versão apresentada (400 4MATIC), combina uma bateria de 94 kWh (úteis) com dois motores elétricos (um por eixo), para uma potência total de 360 kW (489 cv).
Espera-se que a motorização do Classe C com tecnologia EQ seja em grande parte idêntico ao do novo GLC elétrico, que na versão apresentada 400 4MATIC, combina uma bateria de 94 kWh de capacidade com dois motores elétricos, um por eixo, para uma potência total de 489 cv.
Em matéria de autonomia, se o GLC anuncia 713 km no ciclo combinado WLTP, no Classe C, mais baixo e com aerodinâmica otimizada, é provável que aponte aos 800 km com uma só carga, dependendo da versão. Caso se confirme, passará a ser o elétrico da Mercedes com maior autonomia, superando os 793 km do CLA.
O “teaser” revelado pela Mercedes, apresenta apenas o exterior do novo Classe C 100% elétrico, no entanto, o interior, deverá ser semelhante ao novo GLC elétrico, fazendo uso da segunda geração do MBUX Hyperscreen, um ecrã de 39,1″ a toda a largura do tabliê e que une o painel de instrumentos ao sistema de infoentretenimento.