Lewis Hamilton, piloto britânico da Mercedes AMG no carro F1 W15. 25 de maio de 2024. O Grande Prêmio de Mônaco, a 8ª rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 1, ocorreu em Monte Carlo no Dia de Qualificação.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, alertou que a equipe pode enfrentar mais desafios na temporada de Fórmula 1 de 2024, apesar de acreditar que agora estão seguindo na “direção certa”.
O fabricante alemão teve um início decepcionante na temporada atual, já que seu carro redesenhado resultou em um desempenho inconsistente do W15. No entanto, a Mercedes encontrou encorajamento nos recentes desenvolvimentos e melhorias implementadas.
Em Miami e Imola, a Mercedes introduziu novos componentes, e George Russell testou uma asa dianteira revisada em Mônaco, o que contribuiu para a equipe alcançar seu segundo resultado entre os cinco primeiros.
Wolff enfatizou que a Mercedes identificou e resolveu o problema de equilíbrio que estava afetando seu desempenho no início da temporada. Agora estão no caminho certo para diminuir a diferença para seus concorrentes.
“Na classificação, considerando as diferenças, éramos mais ou menos diferentes, mas acredito que estávamos muito mais próximos na corrida”, afirmou Wolff. “No geral, acho que a trajetória está seguindo na direção certa. Compreendemos onde o equilíbrio do carro precisa estar.”
“Temos introduzido melhorias incrementais para melhorar nosso desempenho. Ontem, testemunhamos a trajetória subindo. No entanto, pode ser um processo flutuante, semelhante a uma concha. Haverá altos e baixos, pistas melhores e pistas piores. No entanto, estamos completamente satisfeitos com nossa abordagem.”
Apesar de estar em quarto lugar no Campeonato de Construtores, a Mercedes está determinada a competir no topo da classificação nesta temporada, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff. Quando questionado sobre as expectativas da equipe para o restante da temporada, Wolff afirmou que eles devem melhorar constantemente seu desempenho corrida a corrida. Ele citou o progresso impressionante da McLaren no ano passado e as melhorias incrementais da Ferrari como exemplos a serem seguidos. Wolff enfatizou o objetivo da equipe de desafiar os líderes, lutar por vitórias e garantir pódios em um futuro próximo.
Wolff também revelou que a Mercedes introduzirá mais atualizações em seu carro nos próximos Grandes Prêmios do Canadá e da Espanha, quando a Fórmula 1 voltar para a Europa. No entanto, ele alertou que encontrar o equilíbrio certo entre curvas de alta velocidade e baixa velocidade ainda é um desafio para a equipe. Referindo-se à sua analogia anterior de seus problemas serem como não ter um edredom grande o suficiente, Wolff expressou confiança de que estão progredindo na resolução dessas questões. Ele reconheceu que as próximas corridas em Montreal e Barcelona podem apresentar desafios únicos, mas enfatizou a importância de perseverar e estar preparado para possíveis contratempos.