Andrea Kimi Antonelli, da Itália, que corre pela Prema Racing, recentemente participou de uma sessão de testes da Fórmula 1 em Silverstone. No entanto, a Mercedes negou que essa saída tenha sido um “confronto” para determinar sua dupla de pilotos de 2025. Antonelli, que está competindo em sua primeira temporada na Fórmula 2, tem participado de vários testes com carros da Mercedes em preparação para seu futuro na categoria principal do automobilismo. Ele teve a oportunidade de testar o carro da Mercedes de 2021 no Red Bull Ring e também experimentou o carro de efeito solo mais recente, o W13, em Imola no mês passado. No início deste mês, Antonelli continuou seu programa de testes no local do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, ao lado do piloto em tempo integral George Russell e do piloto reserva Mick Schumacher. Relatos na mídia italiana sugeriram que Antonelli, aos 17 anos, igualou os tempos de volta de Russell em condições de baixo combustível e teve um desempenho melhor do que ele em corridas mais longas. No entanto, a Mercedes esclareceu que os três pilotos estavam realizando programas de testes diferentes e que o objetivo não era comparar Antonelli a Russell. A Mercedes realizará seu próximo teste de Carro Anterior de Teste (TPC) em Barcelona na próxima semana, com Mick e Kimi pilotando o W13 (carro de 2022). A equipe enfatizou que o teste recente em Silverstone não foi um “confronto” e que cada piloto tinha programas diferentes, em dias diferentes e em condições de pista e clima diferentes. Eles expressaram satisfação com o desempenho de Mick e Kimi e estão ansiosos para as próximas sessões de testes.
Antonelli é amplamente considerado como a escolha principal para ser parceiro de Russell na equipe alemã em 2025, a menos que o chefe da equipe, Toto Wolff, consiga atrair Verstappen para longe da Red Bull.
Russell, que consistentemente afirmou estar disposto a competir contra qualquer piloto escolhido, deu sua aprovação para Antonelli garantir o lugar.
“Ele é um piloto excepcional e sem dúvida tem futuro na Fórmula 1”, comentou Russell em Imola.
“[Antonelli] apresenta uma ótima oportunidade para a Mercedes, enquanto eles olham para o futuro.”
Enquanto isso, Lewis Hamilton, que deixará a Mercedes no final desta temporada para buscar um novo empreendimento com a Ferrari, endossou Antonelli como seu possível sucessor.
“Para ser honesto, não tenho conhecimento dos planos de Toto, mas se dependesse de mim escolher um piloto jovem… provavelmente escolheria Kimi”, afirmou Hamilton.
Antonelli pode ter a chance de fazer sua estreia na Fórmula 1 antes da próxima temporada, se o pedido da Williams para abrir mão do requisito de idade mínima da FIA for bem-sucedido.
No entanto, o representante da Prema na F2 completará 18 anos em 25 de agosto e estaria elegível para substituir Logan Sargeant, que está com um desempenho abaixo do esperado, no Grande Prêmio da Holanda.
© 2024