A Mercedes-Benz apresentou esta terça-feira o Vision V concept, na véspera da abertura do Salão Automóvel de Shanghai, que antecipa a nova geração do monovolume Classe V, que está previsto chegar ao mercado em 2026,

A base do Vision V Concept é a nova arquitetura Van Eletric Architecture (VAN.EA), que é equipada com sistema elétrico de 800 V e será oferecida com tração dianteira e integral, e que nas versões topo de gama terá uma autonomia máxima de 500 km.
Segundo a Mercedes esta nova plataforma proporciona maior flexibilidade para criar versões de nível de entrada na gama destinada à família, veículos VIP e “limusines espaçosas e luxuosas”.

Com um comprimento de 5,46 metros, uma largura e 2,10, uma altura de 1,89 e uma distância entre eixos der 3,53, o Vision V apresenta um exterior futurista e que antecipa a futura linguagem de design da Mercedes, com destaque para linhas mais aerodinâmicas para maximizar a autonomia de um futuro modelo elétrico.
A frente curta, as laterais esculpidas e a linha de cintura baixa criam uma silhueta harmoniosa, enquanto o tejadilho em formato aerodinâmico une-se com uma traseira arredondada, que se destaca por detalhes cromados e lâminas de LED retroiluminadas visíveis de todos os ângulos.

Além disso, a secção frontal está dotada de uma grelha que apresenta três lâminas de vidro iluminadas por quase 200 LEDs, integrando os faróis laterais e um logo da Mercedes-Benz que acende ao receber os passageiros. Nota ainda para a traseira que apresenta um design futurista com uma assinatura luminosa em torno da porta da bagageira, que provavelmente não será adotada na versão de produção.
Já o interior destaca-se pelos acabamentos de alta qualidade e de elevado luxo, o que segundo a Mercedes “representa o auge dos veículos multifuncionais (MPVs) luxuosos e elegantes, superando as mais altas expectativas dos clientes”.

Desta forma o Vision V concept está dotado de Superscreen com três ecrãs, que funcionam como painel de instrumentos, sistema de infoentretenimento, e um ecrã destinado ao passageiro do banco da frente.
Já para os passageiros dos bancos traseiros, o destaque é um ecrã retrátil de TV 4K de 65’’, que é complementado por um sistema de som surround Dolby Atmos com 42 altifalantes e que pode ser usado assistir a filmes ou jogar videojogos.

Como se não bastasse, os bancos estão equipados com um sistema que permite fornecer feedback aos passageiros relacionado com a música que estão a escutar. Os bancos são ajustáveis eletricamente e podem ser configurados ao gosto do passageiro.
Para maior privacidade existe ainda uma divisória em vidro que separa os bancos da frente dos bancos traseiros, permitindo desta forma criar uma espécie de “lounge”, com maior privacidade. Além disso, existe ainda uma “fragrância refinada” que segundo a marca germânica que contribui para a experiência sensorial. Como alternativa, o Vision V concept conta ainda com um tabuleiro de xadrez.

Com o Vision V concept, a Mercedes-Benz promete levar os passageiros a um novo patamar de luxo e conforto de uma nova era de viagens de ultraluxo que vai chegar com a próxima geração do Classe V.
