A Mercedes-Benz continua apostada em levar o envolvimento do cliente ao nível mais alto da personalização dos seus modelos, e nesse sentido inaugurou o Manufaktur Studio e anunciou uma expansão dos recursos e ofertas do conhecido programa de de individualização e personalização.
O programa Manufaktur está localizado em Sindelfingen, na Alemanha, onde fica a sede da Mercedes, e agora passa a contar com o Manufaktur Studio, que permite aos clientes acompanharem de perto a personalização dos seus veículos enquanto a equipa do Manufaktur constrói manualmente os componentes personalizados.
A produção inovadora em matriz no estúdio Manufaktur permite a individualização variável de até 20 veículos por dia, independentemente da série de modelos. A estrutura de produção altamente flexível foi completamente reorganizada.
Com a ajuda de sistemas de transporte sem condutor que podem mover-se em qualquer direção (veículos conduzidos autonomamente, ou AGVs), os veículos dos clientes são transportados entre clusters de produção individuais conforme necessário e independentemente de sequências fixas.
Cada um dos nove clusters no estúdio Manufaktur pode ser abordado de forma flexível com os AGVs e opera independentemente dos tempos de ciclo. Desta forma, o equipamento personalizado do veículo pode ser instalado de forma eficaz.
Um novo processo inovador e ecológico PixelPaint foi incluindo e a Mercedes revelou que a nova tecnologia aplica a tinta diretamente na carroçaria do veículo com maior precisão, de forma semelhante a uma impressora jato de tinta. Isto permite a aplicação de padrões personalizados com o mais alto nível de precisão.
Os clientes podem assim solicitar elementos de design no automóvel de acordo com as suas ideias, que são limitadas apenas pela viabilidade técnica.
Recorde-se que a Mercedes lançou o programa Manufaktur em 2015, e consiste numa gama em constante crescimento de equipamentos para modelos selecionados da Mercedes-Benz, AMG e Maybach. O portfólio Manufaktur compreende uma seleção exclusiva de materiais, cores e acabamentos que vão além das opções padrão e criam uma experiência altamente individual. O foco aqui está na expansão das opções de individualização para clientes no segmento topo de gama.
Segundo a Mercedes-Benz, neste sentido o Classe S estará disponível a partir de 2025 com uma variedade de novas cores exclusivas e outras opções Manufaktur. Através desta e de outras melhorias contínuas de produto, o Classe S permanecerá atraente e competitivo ao longo de todo o seu ciclo de vida. Uma expansão semelhante também está planeada para os modelos desportivos Mercedes-AMG.
A popularidade do programa Manufaktur tem vindo a crescer nos últimos anos e segundo a Mercedes já representa mais de 30% dos veículos vendidos no segmento topo de gama no primeiro semestre de 2024, o objetivo é expandi-lo para incluir o Classe S, entre outros modelos.