A Mercedes-AMG continua a sua estratégia de eletrificação e agora foi a vez da divisão de performance da marca germânica apresentar um novo híbrido plug-in que pode chegar aos 604 cv.
O coração desta versão mais desportiva é um motor turbo a gasolina de seis cilindros em linha e 3,0 litros com 449 cv de potência e 550 Nm de binário máximo, que combina com uma unidade elétrica instalada na caixa de nove velocidades que acrescenta mais 163 cv e 480 Nm de binário, o que permite uma potência combinada de 577 cv. No entanto, ativando o Race Start (launch control), a potência combinada aumenta para 604 cv, durante um breve período, com 750 Nm de binário máximo.
Estes números permitem a esta versão eletrificada acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, no caso da berlina, enquanto a versão carrinha, ligeiramente mais pesada, demora mais 0,1s.
As duas versões estão, no entanto, limitados eletronicamente a uma velocidade máxima de 250 km/h, mas com o opcional pacote AMG Driver’s Package, podem alcançar 280 km/h e 275 km/h, respetivamente.
A bateria de 400 volts tem uma capacidade bruta de 28,6 kWh e está instalada sob o piso da bagageira, e a marca germânica promete uma autonomia em modo 100% elétrico de 100 km no ciclo WLTP.
Esta versão performance do Classe E53 apresenta uma carroçaria mais rígida, travões de alto desempenho, a que se junta uma suspensão aprimorada com molas de aço e amortecedores adaptativos, a que se junta tração integral e direção nas rodas traseiras.
O Mercedes-AMG E53 Hybrid 4MATIC+ está dotado dos modos de condução Comfort, Individual, Sport e Sport+ para condições normais, além de um modo Slippery para fazer face a pisos molhados ou com gelo.
Esteticamente, esta nova versão AMG apresenta elementos de design distintos, incluindo um friso do radiador iluminado específico da divisão desportiva da Mercedes, bem como entradas de ar no avental dianteiro. De perfil destaque para jantes de liga leve de 19’’, enquanto na traseira está equipado com spoiler AMG que contribui para uma imagem mais desportiva.
Já no interior, o destaque é o revestimento iluminado em madeira em cinzento, específico para este modelo. Além disso, o sistema multimédia MBUX oferece funcionalidades específicas, incluindo o menu AMG Performance e AMG TRACK PACE, bem como gráficos destinados aos modelos híbridos, com informações sobre o estado de carga da bateria e autonomia elétrica.
Nota ainda para os bancos desportivos AMG de série, revestidos em pele artificial Artico/microfibra Microcut com pespontos vermelhos contrastantes, enquanto os bancos AMG Performance são opcionais.