Scott McLaughlin continua a solidificar a sua reputação como uma força formidável em pistas ovais, conquistando a pole position para a Bommarito Automotive Group 500 de sábado no World Wide Technology Raceway. Em condições escaldantes, com a superfície da pista atingindo impressionantes 126 graus Fahrenheit, McLaughlin registou um tempo combinado de volta de 50.0079 segundos, com uma média de 179.972 MPH no seu Chevrolet da Team Penske.
McLaughlin, que começou em 10º lugar e terminou em 5º em Gateway no ano passado, estará à procura de capitalizar a sua forte posição de partida para garantir a sua segunda vitória em pistas ovais, após a sua vitória histórica em Iowa no início desta temporada.
Felix Rosenqvist inicialmente detinha a pole position provisória, mas foi ultrapassado por McLaughlin com a sua volta impressionante. No entanto, devido a uma penalização de nove lugares na grelha por exceder a sua alocação de motores, Rosenqvist partirá do 10º lugar. O seu colega de equipa na Meyer Shank Racing, David Malukas, quase igualou o ritmo de Rosenqvist e partirá ao lado de McLaughlin na primeira fila após a aplicação das penalizações.
A dominância da Team Penske foi ainda mais destacada por Josef Newgarden e Will Power, que garantiram os quarto e quinto tempos mais rápidos, respetivamente, assegurando que as primeiras filas serão uma batalha entre a Penske e a Meyer Shank Racing.
O líder do campeonato, Alex Palou, qualificou-se em sétimo lugar, mas cairá para o 16º devido à sua própria penalização na grelha. Curiosamente, isto espelha a posição de partida de Scott Dixon no ano passado quando venceu esta corrida, adicionando uma camada extra de antecipação ao desafio de Palou no dia da corrida.
A sessão de qualificação de Colton Herta teve uma reviravolta dramática quando ele perdeu o controle na Curva 1 durante a sua segunda volta, resultando num acidente contra a barreira SAFER. Herta reconheceu que a configuração da equipa estava um pouco agressiva demais e vai procurar uma forte recuperação na corrida.
Katherine Legge não conseguiu fazer uma tentativa de qualificação, pois o seu carro não passou na inspeção. A equipa Dale Coyne Racing vai reunir-se a tempo da sessão de treinos finais antes do confronto de 260 voltas de sábado.
À medida que o pelotão se prepara para a corrida, a posição de pole de McLaughlin e as batalhas estratégicas que se estão a formar na grelha prometem uma competição intensa e emocionante em Gateway.
Foto do Instagram de Scott McLaughlin