Os líderes do campeonato, McLaren, encontraram-se sob os holofotes após imagens de vídeo mostrarem a sua asa traseira a flexionar a altas velocidades durante o Grande Prémio do Azerbaijão, suscitando especulações sobre um possível efeito de redução de arrasto ‘mini-DRS’. Oscar Piastri, da McLaren, venceu a corrida, mas a atenção rapidamente se desviou para a legalidade da asa da equipa.
Após discussões com a FIA, a McLaren concordou em modificar a asa, que tinha passado todos os testes exigidos, mas que não teria sido utilizada em Singapura devido à natureza do circuito. O chefe da McLaren, Andrea Stella, desvalorizou a controvérsia como um “falso problema”, sugerindo que a questão era mais uma distração para as equipas rivais do que uma preocupação genuína.
“Para nós, fazer alterações é bastante transparente, por isso podemos fazê-lo,” disse Stella antes do GP de Singapura. “Não terá uma grande consequência do ponto de vista de desempenho.”
Stella, falando no circuito de Marina Bay, viu o escrutínio como um sinal positivo. “Pessoalmente, como responsável da McLaren, acho que tanta atenção na nossa asa traseira é apenas uma boa notícia porque significa que os adversários não estão a focar-se em si próprios,” disse. “A Fórmula 1 é um jogo tão marginal, é tão complicado… quando vejo que há tanta atenção de outras equipas, isso significa que elas estarão a trabalhar, estarão a fazer análises, estarão a falar com a FIA.”
Stella sugeriu que as equipas rivais estavam a desperdiçar recursos valiosos. “Há tempo e energia limitados. Estão a usar este tempo e energia para perseguir algo que eu acho que é um falso problema. Portanto, para mim, como McLaren, isso é apenas uma boa notícia.”
Norris Domina em Singapura enquanto a McLaren Alarga a Liderança no Campeonato
Lando Norris, da McLaren, teve uma performance dominante em Singapura, vencendo a partir da pole position com uma vantagem de 20.945 segundos sobre Max Verstappen, líder do campeonato da Red Bull. A vitória de Norris solidificou ainda mais a dominância da McLaren, aumentando a sua liderança no campeonato de construtores da F1 para 41 pontos sobre a Red Bull.
Oscar Piastri, que começou em quinto, garantiu um terceiro lugar, contribuindo com pontos valiosos para a crescente vantagem da McLaren no campeonato. Apesar das controvérsias em torno da sua asa traseira, o desempenho da equipa na pista continua a brilhar.
“Definitivamente, o campeonato de pilotos ainda está em aberto, a missão continua,” afirmou Stella com confiança após a corrida, sinalizando o compromisso da McLaren em lutar tanto pelos títulos de pilotos como de construtores à medida que a temporada avança.
Enquanto a McLaren se concentra em manter o seu desempenho, os comentários de Stella refletem a estratégia da equipa de não se deixar afetar por distrações externas e de manter o foco firmemente na batalha pelo campeonato que se avizinha.