Norris foi o último dos carros líderes a fazer sua parada inicial em Barcelona.
A McLaren negou que a perda de posição de Lando Norris para Max Verstappen na primeira volta no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 tenha influenciado sua decisão estratégica alternativa.
Norris começou em primeiro lugar, mas caiu para terceiro na primeira volta, pois se viu entre Max Verstappen e George Russell na Curva 1.
Enquanto Verstappen conseguiu ultrapassar Russell usando o DRS na reta de largada-chegada na volta 3, Norris passou toda a primeira parte da corrida seguindo de perto a Mercedes.
Com Verstappen construindo uma vantagem de sete segundos na frente, a McLaren optou por manter Norris na pista por mais seis voltas em comparação com a Red Bull.
A equipe da McLaren repetiria isso em menor escala na segunda parada nos boxes, já que Norris emergiu na volta 47 com pneus que estavam três voltas mais novos, permitindo que ele perseguisse Verstappen.
Norris acabou 2,2 segundos atrás do holandês, mas Stella explicou que a perda de posição de Norris no início não alterou sua abordagem.
“Acredito que teríamos executado a mesma estratégia mesmo se estivéssemos liderando”, disse Stella. “Porque estamos em Barcelona. Em Mônaco, teríamos adotado uma estratégia diferente.
“Ficamos muito surpresos quando vimos os pilotos parando na volta 16, 17. Para mim, isso parece uma dor autoinfligida neste circuito, não é?
“Porque a degradação dos pneus é tão alta, ultrapassar é fácil. Então, na realidade, pensamos que isso nos traria de volta para a corrida.
“E seguimos nosso plano, embora tenhamos passado um pouco tempo demais atrás de Russell no início. Caso contrário, a corrida teria chegado até nós no final das 66 voltas.”
Os estrategistas da McLaren enfrentaram críticas após a corrida no Canadá, pois uma indecisão de frações de segundo durante um período de Safety Car custou a Norris a liderança e uma possível vitória.
No entanto, Stella enfatizou que a equipe deve ser elogiada por não se desviar de seu plano original quando outras equipes pararam mais cedo do que o previsto.
“Então, eu gostaria de elogiar o excelente trabalho de nossos estrategistas”, acrescentou. “Porque é exatamente isso que tínhamos em mente.
“E aconteceu como prevíamos. As pessoas devem simplesmente ceder à pressão e parar?
“Obviamente, às vezes a decisão de parar depende de como você gerencia seus pneus.
“E às vezes você simplesmente tem que parar, se isso faz sentido. Mas aqui, pode ser muito custoso se você parar cedo demais.”
A sexta posição de pódio de Norris nesta temporada e o sétimo lugar de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, aproximaram a McLaren a 33 pontos da Ferrari, segunda colocada no campeonato.