Oscar Piastri vai arrancar da pole position na corrida Sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1. A Sprint Qualifying realizou-se esta sexta-feira em Interlagos, com a McLaren a ter uma superioridade arrebatadora.
O resumo da Sprint Qualifying
Na S1, a grande surpresa foi a eliminação da Aston Martin. Fernando Alonso foi 16.º, ficando a 0,117s de seguir em frente, enquanto o seu colega de equipa Lance Stroll fez ainda pior: foi 19.º, só à frente de Guanyu Zhou (Kick Sauber/Ferrari).
Também de fora ficaram Esteban Ocon (Alpine) em 17.º e Yuki Tsunoda (VCARB) em 18.º. Na frente, a McLaren mostrou desde cedo ao que vinha, com Lando Norris a ser o único a entrar no 1m09s para bater o colega Piastri por mais de meio segundo.
❌ ELIMINATED IN SQ1 ❌
— Formula 1 (@F1) November 1, 2024
Alonso 📸
Ocon
Tsunoda
Stroll
Zhou#F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/zEff1QiEEp
À medida que a sessão avançou, a chuva começou a ser uma ameaça – que acabou por não se concretizar. Uma vez mais, foi a McLaren a impor-se na SQ2, com Norris na frente de Piastri.
Na luta pela fuga à eliminação, existiram duas surpresas: Lewis Hamilton (Mercedes) foi 11.º, ficando a 97 milésimos do top dez, enquanto Sergio Pérez (Red Bull) acabou em 13.º. Pelo contrário, Oliver Bearman (Haas/Ferrari) seguiu em frente com o décimo tempo nesta que é a sua terceira participação da temporada.
Afastados ficaram também Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) em 12.º, Franco Colapinto (Williams/Mercedes) em 14.º e Valtteri Bottas (Kick Sauber/Ferrari) em 15.º.
SQ2 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) November 1, 2024
Brilliant from Bearman 💪 Lawson also through 👏#F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/8Sci7ZBgBU
Chegou a SQ3, e depois das primeiras saídas à pista era Norris a liderar, tendo entrado no 1m08s com uma volta estonteante em 1m08,899s. Mas, na fase final, Piastri conseguiu fazer ainda melhor, batendo o britânico por 0,029s para obter a pole position para a corrida Sprint em Interlagos.
Charles Leclerc (Ferrari) voltou a ser o principal rival dos McLaren, acabando em terceiro a 0,254s do topo, seguindo-se Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) no top cinco.
George Russell (Mercedes) arrancará de sexto na Sprint, à frente de Pierre Gasly (Alpine), ao passo que Liam Lawson (VCARB) foi oitavo acima de Alexander Albon (Williams/Mercedes) e de Bearman.
Resultados: