A Fórmula 1 está de regresso da pausa de verão, e Lando Norris obteve a pole position no GP dos Países Baixos – derrotando, para isso, o homem da casa, Max Verstappen. A qualificação decorreu este sábado em Zandvoort.
Depois da chuva no terceiro e último treino livre esta manhã, a qualificação foi realizada com piso seco. Na Q1, Sergio Pérez (Red Bull) ditou o ritmo ao bater George Russell (Mercedes) por apenas 0,043s.
Na zona de eliminação não existiram surpresas de maior. Daniel Ricciardo (VCARB), Esteban Ocon (Alpine) e os Kick Sauber de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou ficaram pelo caminho. Logan Sargent (Williams/Mercedes) não chegou a rodar, por não ter o seu monolugar pronto depois do forte acidente sofrido no FP3. Em 15.º, Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) garantiu a última vaga na Q2 por pouco mais de um décimo de segundo.
Q1 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) August 24, 2024
Checo in charge #F1 #DutchGP pic.twitter.com/tomGAmuQka
A Q2 definiu os dez apurados para a disputa pela pole position, e a McLaren começou a mostrar alguma superioridade: Norris foi o mais veloz, com nove milésimos de avanço para o seu colega de equipa Oscar Piastri, sendo Russell terceiro.
E, desta feita, existiram duas grandes surpresas entre os eliminados. Carlos Sainz (Ferrari) foi 11.º e ficou pelo caminho num final dramático, ao ser apenas 0,069s mais lento do que Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes). E, em 12.º, foi eliminado Lewis Hamilton (Mercedes). Yuki Tsunoda (VCARB), Hülkenberg e Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) falharam igualmente o acesso à derradeira fase da qualificação.
Q2 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) August 24, 2024
The details from a dramatic second act of qualifying 👀#F1 #DutchGP pic.twitter.com/dKuPqIdj5d
Começo forte da McLaren na Q3, posicionando Norris na liderança e Piastri na segunda posição. Verstappen (Red Bull) começou com o terceiro tempo, mas não baixou os braços.
Na sua segunda tentativa, o holandês elevou a fasquia para 1m10,029s, mas Norris fez ainda melhor: foi o único a rodar no 1m09s (1m09,673s) para garantir a pole position por 0,356s. Piastri acabou por ser terceiro.
Russell assegurou o quarto posto à partida, ao passo que Pérez fechou o top cinco. Seguiu-se o melhor Ferrari, de Charles Leclerc, com Alonso, Alexander Albon (Williams/Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine) por esta ordem entre sétimo e décimo.
Resultados: