A McLaren desferiu um golpe devastador nas ambições da Ferrari no Campeonato de Construtores com uma impressionante dobradinha na segunda sessão de treinos livres na noite de sexta-feira no Circuito Yas Marina. Lando Norris e Oscar Piastri lideraram o pelotão, pressionando a Ferrari antes da corrida final de domingo.
Norris Define o Ritmo enquanto a Ferrari Vacila
Lando Norris destacou-se com um tempo impressionante de 1:23.517, superando o seu colega de equipa Piastri por 0.234 segundos. Apesar de ter mostrado alguma promessa inicial com pneus médios, a Ferrari teve dificuldades em manter o ritmo com os Pirellis macios, com Carlos Sainz a terminar em quarto lugar e Charles Leclerc a uma distante sexta posição.
A performance da McLaren sublinhou a sua superioridade à medida que se aproximam da corrida final, protegendo uma vantagem de 21 pontos sobre a Ferrari na classificação de Construtores.
Uma Sessão de Contrastes: Verstappen em Dificuldades
O atual Campeão do Mundo Max Verstappen teve uma sessão incomum e difícil, terminando em 17º lugar. Lutando contra subviragem e problemas de potência, Verstappen descreveu o seu carro como “ridículo” pela rádio da equipa e entrou nas boxes para ajustes. Embora as suas dificuldades sejam pouco prováveis de se prolongarem até ao dia da corrida, a imagem de Verstappen a ficar na parte de trás do pelotão foi um momento raro de vulnerabilidade para a Red Bull.
A Última Resistência da Ferrari?
Carlos Sainz, a disputar o seu último fim de semana de corrida pela Ferrari, manteve-se brevemente em segundo lugar no início, mas acabou por terminar a 0.582 segundos do ritmo de Norris. Leclerc enfrentou verificações mecânicas no fundo do seu carro durante uma pausa na sessão e não conseguiu recuperar, deixando a luta da Ferrari pelo segundo lugar na classificação dos Construtores cada vez mais difícil.
Os Problemas da Williams e a Surpresa de Hulkenberg
A Williams enfrentou uma sessão desafiante, com o carro de Alex Albon a sofrer um incêndio nos travões e Franco Colapinto sidelined após danificar o seu fundo num meio-fio. Em contraste, o piloto da Haas, Nico Hulkenberg, teve uma performance destacada, terminando em terceiro, a apenas 0.462 segundos de Norris.
Classificação Final do FP2
- Lando Norris (McLaren) – 1:23.517
- Oscar Piastri (McLaren) +0.234
- Nico Hulkenberg (Haas) +0.462
- Carlos Sainz (Ferrari) +0.582
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0.602
- Charles Leclerc (Ferrari) +0.684
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +0.713
- Kevin Magnussen (Haas) +0.718
- Alexander Albon (Williams) +0.752
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) +0.980
O Momentum da McLaren
Com uma exibição forte em Abu Dhabi, a McLaren afirmou firmemente a sua dominância na luta pelo segundo lugar. Tanto Norris como Piastri parecem prontos para entregar pontos cruciais no domingo, deixando a Ferrari à procura de soluções nos momentos finais da temporada de Fórmula 1 de 2024.