A Mazda apresentou no Salão de Bruxelas, esta sexta-feira, o novo Mazda6e, um hatchback de 5 portas, com carregamento rápido, que se torna na mais recente adição 100 por cento elétrico à gama do construtor nipónico.
Disponível com duas opções de motorização para corresponder a diferentes preferências de condução, o Mazda6e está equipado com um motor elétrico que debita 258 cv de potência e que é alimentado por uma bateria de 68,8 kWh, que proporciona uma autonomia de até 479 km. Com um carregamento de 200 kW DC, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 22 minutos, podendo acrescentar-se 235 km de autonomia em 15 minutos.
Para os que preferem uma condução ininterrupta de longa distância, está disponível uma versão Long Range do Mazda6e, equipada com uma bateria de 80 kWh, que permite uma autonomia de até 552 km, e que combina com um motor elétrico de 245 cv.
Ambas as configurações debitam 320 Nm de binário, tração traseira e prometem uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e atingindo-se uma velocidade máxima de 170 e 175 km/h, respetivamente.
No interior, destaque para o cockpit inteligente focado no condutor, que conta com um ecrã tátil personalizável de 14,6’’, um contador digital de 10,2’’ e um Head-Up Display de Realidade Aumentada de 50’’, que projeta informações importantes, como a navegação e a velocidade, diretamente na linha de visão do condutor.
Além disso, os avançados controlos por voz e por gestos simplificam as interações com funcionalidades como os sistemas de climatização, navegação e multimédia. Nota ainda para o sistema de áudio da SonyPRO, equipado com 14 altifalantes.
O Mazda6e está disponível em dois níveis de acabamento. O patamar Takumi apresenta interiores em pele artificial em Bege Quente ou Preto, enquanto o Takumi Plus oferece pele premium Tan Nappa e Camurça, acrescentando uma cortina elétrica no tejadilho.
O Mazda6e está equipado com uma extensa lista de sistemas de ajudas à condução e segurança, com destaque para nove airbags e o Advanced Driving Assistance System da Mazda com Travagem de Emergência Autónoma, Aviso de Saída de Faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e muitas outras funções ajudam os condutores a evitar potenciais perigos.
Destaque igualmente para o novo Sistema de Monitorização de Ocupação que utiliza uma câmara interior para detetar crianças nos bancos traseiros, projetando-as no ecrã central, a que se junta um alerta sonoro que assegura que as crianças pequenas não ficam acidentalmente no automóvel, sem vigilância.
A Mazda já revelou que o novo modelo 100% elétrico vai chegar aos mercados europeus no próximo verão.