A Mazda anunciou que está a desenvolver um novo motor a combustão interna, o Skyactiv-Z, que está programado para ser lançado em 2027.
A marca de Hiroshima, continua assim a revelar a intenção de apostar em motores de combustão interna, prometendo que o novo Skyactiv-Z de quatro cilindros vai substituir os motores Skyactiv-G e Skyactiv-X.
O anúncio do novo motor surgiu no relatório financeiro da Mazda, revelado no final da semana passada, com a companhia japonesa a adiantar pouca informação, mas a deixar claro que o novo motor utilizará o método de combustão lambda 1 que promete alcançar uma eficiência térmica elevada e um desempenho ambiental e de condução aprimorado, contribuindo para isso combustão bastante pobre a uma faixa de rotações ampla, a baixos e altos regimes.
O construtor nipónico adiantou ainda que os desenvolvimentos em torno este novo Skyactiv-Z, vão ser mais tarde replicados motores de seis cilindros em linha que fazem parte da gama da Mazda, de forma a contribuir para uma melhoria da eficiência.
A Mazda também reiterou ainda a sua intenção de simplificar a linha de motores de combustão interna, visando reduzir a complexidade de produção e da oferta de variantes.
Apesar dessa simplificação, a marca japonesa continua comprometida com o desenvolvimento de soluções de eletrificação com motores rotativos com a marca a lembrar que tem vindo a alcançar progressos para “cumprir as metas de emissões para o motor rotativo o que tem sido muito desafiante”.