A Maxus, marca do grupo chinês SAIC, aproveitou a presença no IAA Transportation Show em Hannover, Alemanha, para dar a conhecer a nova pick-up 100% elétrica eTerron 9, que a marca diz ser “a primeira pick-up 4×4 de produção em série na Europa construída numa plataforma dedicada”.
A nova pick-up, sucessora da T90 com tração traseira, apresenta um design que a marca chinesa classifica como “New Electrified Mech” que inclui uma grelha fechada ladeada por faróis verticais com luzes diurnas em forma de C, que são unidos por um “frunk” com capacidade para acomodar 236 litros de bagagem.
Além disso, a eTerron9 oferece uma mala com abertura elétrica e um portão intermédio que permite prolongar a caixa de carga até à cabine com um simples toque num botão. A isso junta-se uma capacidade de carga máxima de 629 kg e permite rebocar até 3500 kg.
A Maxus promete que a nova pick-up elétrica oferece níveis de conforto e equipamentos semelhantes aos de um veículo ligeiro e por isso o interior está dotado de revestimentos em couro, o banco do condutor é ajustável eletricamente em oito posições e está dotado de ventilação e função de massagem. Além disso, o banco do passageiro da frente pode ser rebatido quase na totalidade para obter uma superfície plana com 1700mm de comprimento.
O habitáculo conta ainda com um duplo ecrã que reúne o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento. Existe ainda uma consola central flutuante e 20 compartimentos de arrumação.
Em matéria motorização, a nova pick-up eTerron 9 está equipada com dois motores elétricos, um no eixo da frente com 170 cv e outro no eixo traseiro com 272 cv, o que resulta numa potência combinada de 442 cv de potência.
Os dois motores elétricos são alimentados por uma bateria de 102kWh que permite anunciar uma autonomia de até 430 km (WLTP), e que pode ser carregada até 115 kW, o que possibilita carregar de 20 a 80% da bateria em cerca de 40 minutos.
A eTerron9 está ainda equipada com a função ‘Vehicle to Load’ (V2L) que permite fornecer energia a pequenos aparelhos elétricos através de várias tomadas de 2,2 kW e 6,6 kW.
Com tração total a nova pick-up da Maxus inclui-se a suspensão pneumática, ajustável em altura, e o sistema ll-Terrain System (ATS) com seis modos de condução predefinidos, que variam de Normal a Mud e Sand, que permitem ao condutor adaptar a direção, potência do motor, controlo de estabilidade, bem como a recuperação de energia e a altura da suspensão, aos diferentes tipos de piso.
A Maxus já revelou que o lançamento da nova pick-up na Europa deverá ter lugar no último trimestre deste ano.