O pai de Max Verstappen, Jos Verstappen, ganhou notoriedade por empregar técnicas controversas de educação durante os primeiros anos de seu filho como piloto de corrida. Jos Verstappen, um ex-piloto de Fórmula 1 que já compartilhou a pista com o icônico [Nome do Piloto], frequentemente foi considerado uma figura rígida, recorrendo a medidas extremas em sua abordagem em relação à criança. No entanto, Max Verstappen recentemente refutou uma importante alegação sobre sua carreira inicial.
Houve especulações generalizadas de que Jos Verstappen coagiu seu filho a correr de kart durante sua infância, impulsionado pelo desejo de ver Max Verstappen se tornar um campeão mundial de Fórmula 1. Quando questionado sobre esse assunto em uma entrevista, o jovem de 26 anos pôs fim a essa lenda urbana. Max Verstappen revelou que foi na verdade sua própria iniciativa, pois ele implorou à sua mãe que comprasse um kart para ele quando tinha aproximadamente três anos de idade. No entanto, seu pai informou ao jovem holandês que ele teria que esperar até completar seis anos.
Apesar disso, Max Verstappen persistiu em persuadir seus pais a comprar um kart para ele. Eventualmente, sua mãe, Kumpen, conseguiu convencer seu marido, e o casal adquiriu o futuro campeão de Fórmula 1 seu primeiro kart. A partir desse ponto, a história foi feita, pois o piloto holandês se estabeleceria como um dos pilotos mais bem-sucedidos nos anais do esporte.
O tricampeão mundial enfatizou a importância de permitir que as crianças sigam seus próprios interesses em vez de impor os desejos próprios sobre elas. Max Verstappen reconheceu que o esporte pode ser uma atividade benéfica para crianças pequenas. No entanto, ele enfatizou que deveria ser prerrogativa da criança escolher um esporte que ressoe com ela, em vez de ser coagida a uma área específica por sua família.
Apesar dos métodos não convencionais empregados por Jos Verstappen, Max Verstappen mantém um forte vínculo com seu pai. No entanto, o holandês de 51 anos recorreu a medidas drásticas para incutir certas lições em seu filho. Em uma ocasião, Jos Verstappen deixou o jovem holandês abandonado em um posto de gasolina quando ele tinha apenas 14 anos, como consequência de perder uma corrida. O ex-piloto de Fórmula 1 continua a defender suas técnicas de educação até hoje.
Indubitavelmente, Max Verstappen ainda mantém um relacionamento positivo com seu pai. No entanto, as tensões entre ele e Jos Verstappen estão se tornando uma fonte de dificuldade para o holandês de 26 anos na Red Bull. Enquanto o chefe da equipe está atualmente sob investigação por comportamento inadequado, a situação em Milton Keynes permanece incerta à medida que as semanas avançam.