Max Verstappen ganhou este sábado a corrida Sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1. Foi logo no início que o campeão do mundo assumiu a liderança, para nunca mais a largar até ao final numa exibição dominadora.
O resumo da corrida
Melhor arranque de Verstappen (Red Bull) para ultrapassar Lando Norris (McLaren) na primeira curva, enquanto mais atrás Lewis Hamilton (Mercedes) se colocou na frente de Sergio Pérez (Red Bull) em quarto. Ainda na primeira volta, George Russell (Mercedes) chegou a segundo por troca com Norris.
Depois das perdas na volta inaugural, Pérez só conseguiu reagir na quarta volta, ultrapassando Hamilton. Charles Leclerc (Ferrari) atacou o #44 logo a seguir, mas sem sucesso. Uma volta depois, Russell não resistiu a Norris, que assim voltou à segunda posição. Nessa altura, Verstappen já liderava com mais de um segundo de vantagem.
Com Verstappen e Norris a assentarem-se nas duas primeiras posições, a prova animou depois com a luta pelo terceiro posto entre Russell e Pérez. O #63 acabou por ceder ao mexicano na oitava volta, depois de resistir fortemente.
A meio da corrida, luta interessante pelo oitavo lugar (último pontuável) entre Carlos Sainz e Daniel Ricciardo (AlphaTauri). O piloto da Ferrari parecia sofrer com dificuldades em termos de pneus. Oscar Piastri (McLaren) juntou-se mais tarde a esta luta, e Pierre Gasly (Alpine) também não estava longe. Num duelo australiano, Piastri bateu Ricciardo na volta 14 para se colocar em nono. Sainz conseguiu depois ganhar alguma margem.
Na fase final da corrida, Norris perdeu em definitivo o contacto com Verstappen, mas também teve sempre um avanço considerável face a Pérez. Verstappen não deixou escapar o triunfo, superando Norris por xxx. Pérez foi um tranquilo terceiro classificado. Russell acabou em quarto na frente de Charles Leclerc (Ferrari).
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) ultrapassou Hamilton perto do fim para ser sexto, enquanto Sainz resistiu a um último ataque de Ricciardo – que voltou a ultrapassar Piastri – para consumar o ponto do oitavo lugar. Mais abaixo, o melhor piloto da Aston Martin foi Fernando Alonso, em 11.º, enquanto Gasly liderou entre os Alpine em 13.º.
Resultados: