Max Verstappen foi o quinto classificado do GP da Áustria de Fórmula 1. Depois de liderar boa parte da corrida, na defesa contra um ataque de Lando Norris (McLaren/Mercedes) na volta 64 exagerou, provocou uma dupla colisão entre ambos, furou um pneu e ainda foi penalizado em dez segundos – penalização essa que acabou por não influenciar o resultado depois do acidente.
Nas redes sociais da Red Bull Racing, o holandês refletiu acerca do sucedido, defendendo a forma aguerrida como lutou pelo triunfo com o rival britânico:
– É só muito infeliz pelo que aconteceu, creio. Agora tive mais algum tempo para ver as coisas. Penso que no início, os primeiros ataques foram de muito longe, pelo que o que acontecesse, acontecia. Mas depois, penso que onde nos tocámos, honestamente pareceu que foi um bocado desastrado. Quando estás no carro, pensas no início, «Fiz algo errado? Não deixei espaço suficiente?». Dei meio carro de largura ou algo assim. Claro que podes sempre avaliar ou discutir o que é a largura de um carro; honestamente penso que deixei a largura de um carro na linha branca. E na verdade competes no duro, não estou aqui para dar a largura de dois carros, porque sei que depois ele me vai apanhar na saída. E lutas no duro por uma vitória, penso que é assim que devia ser assim’.
Na visão de Verstappen, esta é uma situação passível de acontecer na competição: ‘Como amigo, nunca queres colidir, nunca queres ter um acidente, mas aconteceu hoje, no fim de contas também faz parte das corridas embora não seja agradável. Penso que ambos estamos obviamente desapontados com o desfecho’.
Posto isto, o tricampeão do mundo reconheceu que existiram muitos erros da Red Bull: ‘Do nosso lado, também temos de olhar para toda a corrida, porque penso que fizemos muitas coisas erradas. Tivemos duas paragens nas boxes muito más, o que basicamente também nos colocou atrás, e também foi por isso que estivemos a lutar até ao fim, porque tínhamos uma vantagem muito tranquila e penso que poderíamos ter tido decididamente uma corrida um bocado diferente se a tivéssemos executado muito melhor. Por isso, há decididamente algumas coisas para ver e fazer melhor na próxima semana. Além disso, no aspeto do carro também senti que algo correu mal depois do primeiro stint, onde estive muito confortável, e de alguma forma o equilíbrio do carro decididamente mudou muito. Então, há algumas coisas a analisar para a próxima semana’.