Depois de partir da frente e ganhar a corrida Sprint, Max Verstappen obteve este sábado a pole position para a corrida principal do GP da Áustria. Continua assim um fim de semana de sentido único por parte do tricampeão do mundo.
O resumo da qualificação
A Q1 em Spielberg teve como grande surpresa a eliminação de um Aston Martin, com Lance Stroll a ficar de fora com o 17.º tempo. O seu colega, Fernando Alonso, não esteve muito melhor: salvou-se de ficar de fora por apenas 0,080s, com Alexander Albon (Williams/Mercedes) a falhar a Q2 em 16.º.
Igualmente afastados ficaram Valtteri Bottas (Kick Sauber/Ferrari), Logan Sargeant (Williams/Mercedes) e Guanyu Zhou (Kick Sauber/Ferrari), por esta ordem entre 18.º e 20.º.
Na frente, o top três coube em menos de um décimo de segundo: Carlos Sainz (Ferrari) foi o mais veloz 0,048s acima de Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), com Verstappen a levar o seu Red Bull à terceira posição.
Q1 CLASSIFICATION: Look how close the times are?! 🤯
— Formula 1 (@F1) June 29, 2024
Just 0.798s between P1 and P20! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/zV0Xp8hF7B
Foi depois altura da Q2 e, mais uma vez, nada de inesperado aconteceu. Desta feita, Verstappen ditou o ritmo, enquanto atrás de si ficaram Sainz e George Russell (Mercedes) com tempos iguais… a 0,547s do holandês. Uma diferença significativa, tendo em conta que a pista é pequena e as melhores voltas são no 1m05s.
Na luta pela fuga à eliminação, o último a salvar-se foi Esteban Ocon. O homem da Alpine fez o décimo tempo e, apesar das melhorias de vários adversários na fase final, não foi superado. Terminou apenas 15 milésimos à frente de Daniel Ricciardo (VCARB).
Para além do australiano, caíram nesta fase da qualificação Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), Pierre Gasly (Alpine), Yuki Tsunoda (VCARB) e Alonso, que por esta ordem ficaram entre os 12.º e 15.º lugares.
Q2 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) June 29, 2024
Sainz and Russell set identical times ⏱️⏱️#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/YP4YQ7NpPo
Chegou, por fim, a luta pela pole position na Q3. Logo com a sua primeira volta, em 1m04,426s, Verstappen colocou-se na liderança, sendo Lando Norris (McLaren/Mercedes) o seu principal perseguidor fazendo o melhor primeiro setor.
Nos derradeiros ataques à pole position, Verstappen encontrou ainda mais tempo a ganhar, descendo a referência para 1m04,314s. Norris foi incapaz de ter argumentos para o rival, acabando em segundo a 0,404s.
Russell confirmou o bom momento de forma da Mercedes com o terceiro crono a 0,526s, deixando para trás o Ferrari de Sainz por 0,011s. Lewis Hamilton (Mercedes) fechou o top cinco à frente do seu futuro colega de equipa Charles Leclerc (Ferrari).
Contrastando com o segundo posto de Norris, Piastri foi sétimo no outro McLaren, seguindo-se Sergio Pérez em mais um contraste com o seu colega de equipa na Red Bull. Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) terminou em nono e, sem surpresa, Ocon completou o lote dos dez maios velozes.
Resultados: