Depois de um discreto 16.º lugar no treino livre, Max Verstappen deixou clara a sua superioridade na qualificação do GP de São Paulo de Fórmula 1 obtendo a pole position por uma margem a rondar os três décimos.
O resumo da qualificação
A qualificação começou sob ameaça de chuva logo na Q1, mas a mesma não chegou nessa altura. Essa primeira fase da sessão foi liderada por George Russell (Mercedes) apenas 96 milésimos na frente de Verstappen (Red Bull), com Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro.
Na zona de eliminação não existiram grandes surpresas. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi 16.º falhando o apuramento por 44 milésimos, ao ficar atrás de Pierre Gasly (Alpine). Perto do fim, Esteban Ocon (Alpine) estava em risco de eliminação, mas conseguiu sair do bottom 5, sendo o francês a relegar Tsunoda a 16.º.
Daniel Ricciardo foi 17.º, significando que a AlphaTauri ficou arredada do resto da qualificação… assim como a Alfa Romeo, que teve Valtteri Bottas em 18.º e Guanyu Zhou em 20.º. Entre eles ficou Logan Sargeant (Williams).
Seguiu-se a Q2, em que o tempo permaneceu seco, mas sempre com a ameaça de chuva ao redor. Desta feita a liderança foi de Lando Norris (McLaren), que bateu Verstappen por 0,141s. Sergio Pérez (Red Bull) rubricou a terceira marca.
O último a conseguir o apuramento foi Lance Stroll (Aston Martin), com o décimo tempo 0,172s na frente de Nico Hülkenberg (Haas). Fim da linha para o germânico e para a Haas, cujo outro piloto, Kevin Magnussen, foi 14.º.
A Alpine também não conseguiu avançar, vendo Ocon ser 12.º e Gasly o 13.º. Alexander Albon era o único representante da Williams e não conseguiu ir além do 15.º posto.
Numa sexta-feira em que mais tarde irá vigorar um alerta laranja para o mau tempo na zona de São Paulo, o vento aumentou de intensidade e dificultou muito a tarefa aos pilotos no início da Q3.
Os pilotos saíram rapidamente para a pista e Verstappen ditou o ritmo ao rodar em 1m10,727s. Foram tempos piores do que os da Q1 e da Q2, com Leclerc a ser o que mais perto ficou do holandês: a 0,294s. Seguiram-se os Aston Martin de Stroll e de Fernando Alonso, com Lewis Hamilton (Mercedes) em quinto.
Russell fez o sexto tempo na frente de Norris e Carlos Sainz (Ferrari) instalou-se em oitavo. Pérez e Oscar Piastri (McLaren) estavam em nono e décimo. O australiano não registou um tempo, na sequência de uma saída de pista na curva 12.
Quando a situação era esta, a sessão acabou por ser interrompida com bandeira vermelha. Nuvens muito negras e espessas rondavam o Autódromo José Carlos Pace e a chuva chegou mesmo… e em força. A escuridão tomou conta de Interlagos e, com a chuva a encharcar a pista e o vento a dificultar muito o controlo dos monolugares, nada mais havia a fazer se não interromper e não reatar a qualificação quando faltavam menos de cinco minutos para o término.
Resultados: