Max Verstappen Acende Esperanças de Campeonato Após Vitória Emocionante no GP do Azerbaijão!
Num impressionante display de habilidade e determinação, Max Verstappen lançou oficialmente o seu chapéu ao ringue para o campeonato de Fórmula 1, após uma vitória dominante no Grande Prémio do Azerbaijão. O triunfo do campeão em título marca um ponto de viragem significativo, ao conquistar vitórias consecutivas pela primeira vez em mais de um ano, agora reduzindo a diferença para o líder do campeonato, Oscar Piastri, para uns tentadores 69 pontos.
O fim de semana em Baku viu o desastre a atingir Piastri, que saiu da corrida na primeira volta, deixando o colega de equipa Lando Norris incapaz de capitalizar totalmente a situação. Com apenas sete corridas restantes na temporada, Norris encontra-se a 25 pontos de Piastri, aumentando a pressão à medida que a batalha pelo campeonato se intensifica.
Verstappen, sempre o estratega, mantém-se realista sobre a difícil batalha que tem pela frente. “Sete corridas para o fim e ainda são 69 pontos, é muito,” admitiu candidamente à Sky Sports F1. “Basicamente, tudo precisa de correr perfeitamente do meu lado, e depois preciso também de um pouco de sorte do lado deles. Portanto, continua a ser muito difícil.” O piloto holandês não é alguém que confia apenas na esperança, enfatizando: “Não confio na esperança, por isso pessoalmente não penso nisso. Vou apenas corrida a corrida, como tenho feito basicamente toda a temporada—apenas tentando fazer o melhor que podemos, tentar marcar o máximo de pontos possível. Depois de Abu Dhabi, saberemos.”
Desde a pausa de verão, Verstappen tem estado em grande forma, superando todos os rivais com um segundo lugar em Zandvoort, seguido de vitórias consecutivas em Monza e Baku. Este renascimento contrasta fortemente com uma fase intermédia da temporada em que não conseguiu terminar no pódio durante quatro corridas consecutivas—série que é a sua pior desde 2018. As atualizações cruciais do piso introduzidas pela Red Bull em Monza parecem ter catapultado o seu desempenho, com Verstappen a declarar que o seu carro está “a fazer praticamente o que eu queria que fizesse.”
“Os últimos dois fins de semana de corrida foram incríveis,” comentou Verstappen. “É apenas uma combinação de muitas coisas que estão a correr melhor nas últimas semanas. Compreendemos um pouco mais sobre o carro. Claro que são duas pistas de baixa carga aerodinâmica, por isso temos de esperar para ver como vamos desempenhar novamente numa pista de alta carga aerodinâmica. Mas por agora, estamos apenas muito felizes com o que estamos a fazer e vamos descobrir nas próximas corridas como isso irá correr em outros tipos de traçados.”
O fim de semana do Grande Prémio do Azerbaijão não foi isento de desafios. Apesar de um início difícil, a Red Bull mostrou a sua capacidade de adaptação, revertendo a situação da noite para o dia para proporcionar uma performance espetacular. A volta de qualificação impressionante de Verstappen foi realizada sob imensa pressão, preparando-o para dominar a corrida, liderando todas as voltas e até conquistando a volta mais rápida—um feito que marca o sexto Grand Slam da sua ilustre carreira.
O director da equipa da Red Bull, Laurent Mekies, elogiou a incrível habilidade de Verstappen, afirmando: “O que dizer [sobre Verstappen]? Uma verdadeira masterclass na qualificação, uma enorme vantagem em condições super difíceis com o vento a soprar a 60 km/h. Hoje foi difícil estimar qual seria o ritmo de corrida; ninguém fez realmente longas corridas na sexta-feira. Ele simplesmente afastou-se volta após volta.”
À medida que a luta pelo título da Fórmula 1 de 2025 aquece, as atenções agora se voltam para o Grande Prémio de Singapura, agendado para 3 a 5 de Outubro. Será que Verstappen continuará a sua série de vitórias e apresentará um desafio sério pelo campeonato? Os fãs e concorrentes estarão na expectativa enquanto esta temporada eletrizante se desenrola!