O novo Maserati MCXtrema é anunciado como o mais poderoso, sofisticado e evoluído modelo alguma vez construído pela casa do Tridente, entre os destinados a uma utilização exclusivamente em pista.
A marca de Módena voltou a libertar em pista o desportivo, para a realização de testes que vão ter lugar até ao final de abril, antes se realizar a entrega do primeiro modelo que está prevista para o final do verão.
Já sabe que a Maserati vai produzir apenas 62 unidades do MCXtrema, para uso apena em pista, onde os condutores podem tirar partido dos mais de 700 cv de potência.




A animá-lo está o motor 3.6-V6 biturbo da família Nettuno, estreado pela marca de Módena no MC20, mas numa versão aprimorada, apta a debitar mais 100 cv do que no modelo de produção em série, e oferecendo nada menos do que 730 cv/7500 rpm e 730 Nm/3000 rpm – cabendo a uma caixa sequencial de seis velocidades transmitir a potência exclusivamente ao eixo traseiro, dotado de um diferencial autoblocante mecânico.
Por ter sido pensado para condução em pista, o MCXtrema monta, ainda, suspensões de competição, por triângulos sobrepostos em ambos os eixos, assim como um sistema de travagem com discos de carbono, e um sistema de escape específico.




Recorde-se que o desenvolvimento da novel criação do construtor transalpino teve por base o projeto “Project 24”, resultante da parceria criativa e de engenharia estabelecida entre o Centro Stile e a equipa de engenheiros da Maserati.
No interior, a casa do Tridente eliminou tudo o que era supérfluo, para reduzir o peso do conjunto, e introduziu diversos elementos típicos de um desportivo. É o caso do volante, dotado de patilhas para comando da caixa; dos diversos botões, destinados, por exemplo, a calibrar a direção e o controlo de tração; e de um ecrã de 5” em que é possível visualizar várias informações, e verificar os tempos por volta, entre outras funções.
A Maserati já fez saber que os clientes deste modelo desportivo vão poder personalizar o seu MCXtrema, existindo, entre as opções disponíveis, um segundo banco para o passageiro.