A Maserati revelou finalmente o novo MCXtrema, uma verdadeira “besta” desenhada para a pista – sem qualquer homologação para ser conduzida na estrada – com 730 cv de potência.
Dotado de um motor de 3.6 litros V6 biturbo, o mesmo que a marca do Tridente estreou no MC20, o MCXtrema, conta com uma versão aprimorada deste motor com mais 100 cv, o que permite uma potência de 730 cv às 7500 rpm e um binário de 730 Nm a partir das 3000rpm.
A potência é transmitida às rodas traseiras por uma caixa sequencial de seis velocidades, que é gerida por um diferencial autoblocante mecânico. Para além disso, este modelo pensado para a pista está ainda equipado com suspensões de competição com triângulos sobrepostos, bem como um sistema de travagem que conta com travões de discos de carbono e um sistema de escape específico.
O novo modelo da casa do Tridente, que teve por base o projeto de desenvolvimento “Project 24”, foi concebido para ser fora da caixa: Apenas 62 unidades da edição limitada deste superdesportivo foram produzidas e destinam-se a uma clientela selecionada.
Apresentado como o mais poderoso carro de pista da marca sediada em Modena, o Maserati MCXtrema é um modelo desenhado para colecionadores puristas e para os fiéis clientes da marca que desejam adicionar um novo “brinquedo” à sua garagem que consiga devorar as curvas dos circuitos mais entusiasmantes durante os seus testes privados.
Esta última criação da luxuosa marca italiana resulta da parceria criativa e de engenharia entre o Centro Stile e a equipa de engenheiros da Maserati, que dotou o MCXtrema de 5 metros de comprimento e 2 de largura e com um vasto conjunto de apêndices aerodinâmicos, ou não estivéssemos na presença de um superdesportivo, com destaque para o splitter dianteiro de dimensões generosas e uma asa traseira ajustável.
Para além disso, o novo modelo de pista da Maserati apresenta uma carroçaria construídas em materiais leves como a fibra de carbono enquanto as janelas são em policarbonato.
No interior, a Maserati eliminou tudo o que era supérfluo para reduzir o peso e contribuir para uma melhor prestação desportiva deste modelo, com destaque para o painel de instrumentos que é um ecrã de 5 polegadas integrado no volante desportivo que conta ainda com vários botões e patilhas para as passagens de caixa.
Os vários botões no volante permitem ao condutor calibrar a direção e o controlo de tração, enquanto no ecrã é possível verificar os tempos das voltas, entre outras funções.
A Maserati já fez saber que cada cliente pode personalizar o seu MCXtrema, e que entre as opções está um segundo banco para o passageiro.
A marca de Modena não revelou o preço deste novo modelo destinado, apenas, para as pistas, mas fez saber que todas as 62 unidades já foram reservadas e que a produção do MCXtrema vai arrancar segundo semestre de 2024 e que as primeiras entregas vão ter lugar no outono do próximo ano.
“O Maserati MCXtrema foi criado com o propósito de oferecer um produto incrível e exclusivo que pode estabelecer um novo paradigma para os nossos carros de pista. O projeto é dedicado a uma clientela específica que está atenta aos detalhes mais distintos, passando pelo design mais inovador e exclusive e por prestações excecionais. O MCXtrema personifica o espírito desportivo típico do AND Maserati, assinala um novo caminho para a nossa marca, focado num fabrico superlativo e capaz de se destacar no mundo da produção automóvel de luxo com o seu desempenho intransigente”, sublinhou Davide Grasso, o CEO da Maserati: