O Maserati GT2 está pronto para desafiar as pistas, depois de ter feito a sua estreia no final da última temporada do campeonato da europa da sua classe, a evolução natural do MC12, está de regresso com um coração V6 a 90° biturbo, baseado no motor Nettuno do MC20.
O Maserati GT2, viatura de competição não homologada para estrada, mas otimizado para rugir e surpreender também em pista, foi criado para levar a marca de Modena de volta aos circuitos nos campeonatos destinados a carros de corrida com rodas cobertas, por forma a transmitir uma tradição competitiva que faz parte integrante de seu ADN.
Para isso, o modelo destinado às pistas está equipado com o motor Nettuno de seis cilindros em V a 90° com dois turbocompressores, 3,0 litros de capacidade e lubrificação por cárter seco, sendo capaz de disponibilizar 621 cv (dependendo do BoP) às 7500 rpm, e uns extraordinários 730 Nm de binário a partir das 3000 rpm. A potência específica é de 207 cv/l. A taxa de compressão é de 11:1; o diâmetro é de 82 mm, e o curso de 88 mm.
A alma deste motor continua a ser o inovador sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, e agora disponível no Maserati GT2. O sistema baseia-se em três componentes principais: a pré-câmara, situada entre a vela central e a câmara de combustão tradicional; a vela de ignição lateral, que serve de apoio para assegurar a normal combustão no motor quando este trabalha em pontos de operação em que o uso da pré-câmara não é necessário; e o sistema de injeção dupla, indireta e direta, para garantir a mistura perfeita de combustível e ar.
Já os turbocompressores e os coletores de escape foram revistos para permitirem uma pressão de sobrealimentação e uma eficiência mais elevadas ao regime de potência máxima, e para uma menor contrapressão devido ao diferente sistema de escape, por forma a garantir o mesmo nível de performance em todas as pistas, em todo o mundo.
Além disso, existe uma nova linha de escape, que foi concebida para satisfazer os requisitos da competição, juntamente com tomadas de ar e um circuito de refrigeração específicos, para maximizar a performance de todos os sistemas.
Presente com três veículos na etapa de abertura do Fanatec GT2 European Series, que terá lugar no próximo fim de semana, a marca do Tridente promete mostrar toda a natureza desportiva, e a vocação para competir, do novo Maserati GT2.