A Maserati marcou, pela primeira vez, presença no Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, o prestigiado evento francês que, desde 2014, reúne o melhor do mundo automóvel e da alta-costura, no elegante e histórico cenário do Domaine du Château de Chantilly (Oise).
A estrela da marca do Tridente foi o Maserati GranCabrio Folgore Tignanello, o primeiro descapotável de luxo 100% elétrico, nascido da experiência do fazer sob medida do programa de personalização Maserati Fuoriserie, e que é inspirado na história e no poderoso carácter dos conceituados vinhos italianos produzidos pela Marchesi Antinori, uma das mais antigas e ilustres famílias de vinificação de Itália.
O GranCabrio Folgore Tignanello foi revelado em público pela primeira vez em Chantilly, depois da sua apresentação em julho, no Festival Napa Valley, Califórnia.
Projetado e construído em colaboração com a Marchesi Antinori, o Maserati GranCabrio Folgore Tignanello reflete a mais avançada manufatura, o luxo e a elegância que há muito distinguem os modelos da casa do Tridente
O exterior deste modelo único GranCabrio Folgore Tignanello apresenta uma cor castanha, inspirada no solo do vinhedo, aquecida por uma tonalidade acobreada de vinho tinto, que evoca os tons de vermelho centrais dos característicos barricas do Tignanello.
No interior os bancos contam com revestimentos em pele decorada com uma trama de diversos materiais, com nervuras prateadas e em cor de vinho tinto, concebida em Vegea, um inovador tecido expansível derivado das vinhas. O tecido transmite a sensação visual e tátil do couro, sendo utilizado pela primeira vez num modelo da Maserati.
Em matéria de motorização este GranCabrio Folgore Tignanello apresenta-se tal como a versão original, equipado com três motores elétricos, de íman permanente de fluxo radial, um na frente e dois na traseira, que debitam uma potência combinada de 829 cv e 1350 Nm de binário máximo.
Recorde-se que este GranCabrio Folgore Tignanello foi leiloado durante a Gala Arts for All de 2024, um dos mais importantes eventos de beneficência dedicados às artes e à educação dos EUA, realizado durante o festival Napa Valley, Califórnia, e a sua passagem pelo Chantilly Arts & Elegance serviu para dar a conhecer a uma audiência composta pelos conhecedores e entusiastas que participaram no evento a arte da marca do Tridente.