No seu último race da NASCAR Cup Series, Martin Truex Jr. deixou o Phoenix Raceway sem a fanfarra que muitos esperavam, mas com a satisfação de uma carreira que está pronto para deixar para trás. Truex terminou a sua carreira a tempo inteiro com um 17º lugar que não refletiu o forte começo que esperava, e deixou claro que não estava a sentir-se sentimental sobre a sua partida.
“Sem emoções,” disse Truex após um final dececionante para o seu dia. “Queria correr melhor do que isso. Pensei, no início, que ia ser um bom dia, mas foi piorando cada vez mais à medida que tentávamos arranjar o carro. Não sei.”
Partindo da pole, Truex liderou brevemente a corrida, mantendo a primeira posição durante as primeiras nove voltas. No entanto, à medida que o dia avançava, o seu Toyota nº 19 foi perdendo posições, com a sua equipa a lutar com problemas de travões e de manuseamento que o fizeram descer na classificação. “Fizemos tudo para vencer a primeira fase,” disse o chefe de equipa James Small. “Mas depois perdemos a posição na pista, e tudo foi ladeira abaixo. Tivemos alguns problemas de travões, e isso gerou problemas de manuseamento.”
Embora a corrida de Truex não tenha decorrido como esperava, as atividades antes da corrida estiveram cheias de homenagens. A NASCAR exibiu um vídeo em honra da sua carreira, recebendo uma ovação de pé. “Isso foi inesperado, mas foi muito fixe,” disse Truex. “Sinto-me muito honrado e humilde.”
Num gesto simbólico em relação à sua reforma, a NASCAR marcou a sua área de box com “Gone Fishing” em vez do seu nº 19. Truex, conhecido pelo seu amor pela pesca, apreciou o gesto. “Achei isso fixe porque vou fazer muito disso.”
Embora Truex planeie afastar-se das corridas a tempo inteiro, ainda está a considerar algumas corridas selecionadas, como a Daytona 500, que continua a ser uma das poucas distinções que faltam na sua carreira. Ele também está aberto a potencialmente correr na Xfinity Series para a Joe Gibbs Racing.
“Ainda não estou triste,” reiterou Truex. “Todos querem que eu esteja triste, mas estou feliz. Tenho muito pelo que estar agradecido e estou ansioso por voltar num papel diferente e correr apenas por diversão. Espero conseguir desfrutar sem a pressão.”
Após a corrida, Truex partilhou um momento tranquilo com Small, o seu chefe de equipa de longa data, discutindo o desempenho do dia. “Normalmente, não o vejo depois—ele está a correr,” riu Small. “Foi bom vê-lo; ele está a caminho de ir pescar em algum lugar.”
Truex pode não ter encerrado a sua carreira com uma vitória digna de história, mas deixa o desporto com orgulho, grato pelo seu tempo e preparado para o que está por vir.