Marta García sagrou-se este sábado em Austin como a primeira campeã da F1 Academy. Este é o novo campeonato exclusivamente feminino nas fórmulas de promoção e acesso à Fórmula 1, que acompanhou a classe rainha em quase todas as rondas da temporada inaugural.
Na primeira corrida nos Estados Unidos da América, a piloto da Prema capitalizou a pole position para se manter na liderança, mas na curva um, um incidente entre três pilotos motivou o safety car. A neutralização terminou na sexta volta e García susteve bem Abbi Pulling (Rodin Carlin) atrás de si. As duas primeiras conseguiram criar uma distância graças às batalhas pelo terceiro posto.
A britânica bem tentou anular a diferença para García, mas sem sucesso, com a espanhola a vencer 0,477s na frente para se sagrar campeã. Somou ainda o ponto da volta mais rápida. Léna Bühler (ART Grand Prix) também estava na disputa do título e fechou o pódio desta corrida, levando a melhor no duelo com Nerea Martí (Campos) e Bianca Bustamante (Prema).
A segunda corrida de Austin assistiu ao domínio de Hamda Al Qubaisi (MP Motorsport). Inicialmente foi perseguida por Chloe Chong (Prema), até que esta foi ultrapassada não muito depois por Bühler. Na segunda volta também perdeu posição para Jessica Edgar (Rodin Carlin). García envolveu-se num toque com Edgar. Foi chamada às boxes pela bandeira preta e cor-de-laranja para corrigir os danos na quarta volta, ainda regressou à pista, mas teve mesmo de abandonar posteriormente.
Na frente, Al Qubaisi foi dominadora para ganhar pela segunda vez este ano. Bühler levou a melhor na disputa do segundo lugar com Edgar, ao passo que Pulling foi quarta classificada com volta mais rápida. Martí concluiu em quinto.