O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu que o recente progresso da McLaren na Fórmula 1 veio de uma “réplica bem executada” do carro RB20 da equipe. Tanto a Ferrari quanto a McLaren fizeram avanços em seus carros nesta temporada, levando a Red Bull a perder sua dominância nas corridas. As atualizações recentes da McLaren em Miami viram Lando Norris superar Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, venceu em Mônaco, um fim de semana em que a Red Bull teve dificuldades. Marko acredita que era inevitável que equipes rivais tentassem imitar o conceito da Red Bull, e Ferrari e McLaren fizeram isso com sucesso.
“Estamos agora em nosso terceiro ano com as regulamentações atuais, e as equipes estão copiando”, disse Marko à publicação austríaca OE24. “Alguns fazem isso melhor, e você pode ver os resultados na McLaren. A Ferrari também progrediu consistentemente. Nossos pilotos chegaram a Monte Carlo animados e disseram que o carro estava ótimo nas zebras. Mas assim que entraram no carro, disseram que era impossível de dirigir!”
Verstappen venceu em Ímola entre as duas vitórias mencionadas acima, mas Norris fez uma última investida naquela corrida, terminando apenas sete décimos atrás do holandês. No entanto, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, não tem certeza se as recentes vulnerabilidades da Red Bull são fraquezas genuínas ou específicas de certos circuitos. Stella sugere que ter um carro que possa lidar bem com zebras e solavancos foi crucial em Ímola e Mônaco, e pode ter sido o principal fator por trás das dificuldades da Red Bull.
“Acho que a competitividade geral da Red Bull não está totalmente clara para mim”, explicou Stella. “Claramente, Ímola e Mônaco são duas pistas onde o desempenho é influenciado ao passar pelas zebras e solavancos. Até certo ponto, isso também acontece em Miami, mas não tanto. Então, acredito que nosso progresso não se deve apenas a sermos mais competitivos nessas características. É mais genuíno – adicionamos uma boa carga aerodinâmica ao carro. Se algo, nossos pilotos não estão satisfeitos com o comportamento do carro nas zebras e solavancos, que é potencialmente nossa principal limitação aqui em Mônaco.”
Stella está confiante de que a McLaren terá uma compreensão mais clara de sua capacidade de competir com a Red Bull após mais algumas corridas, especialmente em pistas que exigem desempenho nas zebras e solavancos. “Mas o que exatamente está acontecendo com a Red Bull? Não tenho tanta certeza”, continuou ele. “Acho que precisamos de mais algumas corridas para descobrir, porque estamos indo para o Canadá em seguida, que é outra pista que depende muito das zebras e solavancos. Então, acredito que a situação ficará mais clara após algumas corridas após o Canadá.”
© 2024