A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), anunciou esta terça-feira que registou 26 mil infrações, das quais mais de 876 relativas à condução sob efeito do álcool, durante a campanha “Taxa Zero ao Volante”, dos quais 439, com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, o que é considerado crime.
No período de campanha de 4 a 10 de fevereiro, “foram registrados para controle de velocidade por radar pelo Sistema Nacional de Controle de Velocidade (SINCRO) de responsabilidade da ANSR, 4,1 milhões de veículos e 3,7 milhões de veículos automotores”.
Também foi relatado que nos dias que antecederam o início da campanha houve um total de “2.477 vítimas, das quais sete foram mortais, 27 gravemente feridas e 684 levemente feridas”.
Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se menos 231 acidentes, igual número de vítimas mortais, menos nove feridos graves e menos 157 feridos leves, adianta o comunicado da ANSR.
Na campanha foram sensibilizados 349 condutores e passageiros em cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP a quem foram transmitidas mensagens de alerta para os riscos da condução sob o efeito do álcool.