A Galp e o BMW Group inauguraram esta semana o maior parque de carregamento para veículos elétricos da Península Ibérica, localizado na região de Madrid.
Situado no centro comercial Intu Xanadú, na região de Madrid, o novo parque de carregamento de veículos elétricos conta com 116 pontos de recarga – 16 ultrarrápidos e 100 semirrápidos – com potências de 180KW e 22KW, respetivamente.
Os mais de 12,5 milhões de clientes anuais do Intu Xanadú passam, assim, a beneficiar de uma infraestrutura com mais de 3,6 MW de potência que garante o carregamento simultâneo de múltiplos veículos sem risco de saturação.
Dependendo do carregador utilizado e do veículo elétrico, os utilizadores desta nova instalação poderão recuperar até 100 km de autonomia em apenas 6 minutos ou 90 minutos.
A localização estratégica do novo parque de carregamento elétrico, na capital espanhola e no centro da Península Ibérica, reforça o compromisso de ambas as empresas com a eletrificação, promovendo a criação de uma rede de pontos de recarga ao longo dos principais corredores de média e longa distância de Espanha e Portugal, eliminando barreiras para a adoção da mobilidade elétrica.
“Nos últimos 5 anos a Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha, o que reflete a importância deste país na nossa estratégia. Somos hoje um dos principais produtores de energia solar na Ibéria e gerimos uma rede de mobilidade em Espanha com mais de 550 postos de abastecimento, lojas de conveniência e uma rede de carregamento elétrico em crescimento. O projeto Xanadú demonstra o nosso firme compromisso com a transição para uma mobilidade cada vez mais sustentável e a ambição entre parceiros líderes nos respetivos setores de atividade”, disse João Diogo Marques da Silva da Galp.
Recorde-se que a infraestrutura de carregadores da Galp na Península Ibérica praticamente duplicou a cada ano nos últimos cinco anos, passando de uma base de 500 carregadores em 2020 para os atuais 8.500.
Atualmente, 21% da rede de carregadores da Galp na Península Ibérica é composta por tomadas rápidas e ultrarrápidas, com o objetivo de criar uma rede que aproxime cada vez mais a experiência da recarga elétrica da do abastecimento tradicional, disponibilizando mais carregadores, mais rápidos, e em localizações-chave para milhões de utilizadores.