A Lyft, uma empresa norte-americana de transporte de partilha de viagens por aplicação, anunciou uma parceria com a chinesa Baidu para lançar veículos autónomos na Europa a partir de 2026.
Em comunicado, a Lyft avança que planeia lançar os seus primeiros veículos autónomos na Europa, na Alemanha e no Reino Unido, aguardando para isso a aprovação de regulamentação específica.
A empresa norte-americana adianta ainda que utilizar a sexta geração de robotáxis da Baidu, e pretende aumentar a sua frota para “milhares de veículos” em toda a Europa nos próximos anos.
O anúncio da Lyft ocorre depois da empresa ter adquirido a Freenow, um dos maiores aplicativos de táxi da Europa, o que permite à empresa norte-americana a entrada em nove novos países na região.
Desta forma, a empresa sediada em São Francisco está a alcançar a sua rival global, a Uber Technologies, ao avançar para a utilização de robotáxis, numa altura em que a Lyft está a trabalhar para oferecer as suas primeiras viagens autónomas em Atlanta, nos EUA, ainda este ano com a May Mobility.
Recorde-se que em julho, a Uber anunciou um acordo semelhante com a chinesa Baidu, para utilizar os seus veículos autónomos, a partir do final deste ano, na Ásia e Médio Oriente, numa fase inicial.