Na mais recente edição do NAF Winter Test, teste levado a cabo, anualmente, na Noruega, pela federação automóvel daquele país, à autonomia de automóveis 100% elétricos, brilhou mais alto o Lucid Air Grand Touring: com apenas uma carga da bateria, o modelo da marca norte-americana, fundada em 2007, conseguiu percorrer nada menos do que 520 km. O segundo classificado, o novo Mercedes CLA, logrou cumprir “somente ” 421 km, ocupando as posições seguintes, no Top 5 de uma jornada que contou 24 automóveis elétricos em compita, o Audi A6 e-tron (402 km), o Kia EV4 (390 km) e o BMW iX (388 km).
Se este já é um programa, tradicionalmente, cumprido sob temperaturas (muito) negativas, este ano registaram-se, mesmo, as mais baixas de sempre, com os termómetros a atingirem até -31º C. O percurso cumpriu-se sem quaisquer paragens para carregamentos, e ligou Oslo à região montanhosa do país, numa viagem que incluiu passagens por todos os tipos de percursos, de zonas urbanas a autoestradas.
“Estamos orgulhosos por participar no NAF Winter Test pela primeira vez. E é justo dizer que o nosso Lucid Air Grand Touring é o campeão da autonomia até sob condições as climáticas extremas de inverno que encontrámos na Noruega”, disse Lawrence Hamilton, diretor da Lucid Motors na Europa. Que acrescentou: “Esta prova proporciona-nos informações muito importantes sobre o desempenho real dos automóveis elétricos, e demonstra os notáveis progressos que conseguimos nos domínios da eficiência e da inovação”.
Importa recordar que, no verão de 2025, o Lucid Air Grand Touring já tinha conseguido o recorde de autonomia do NAF Summer Test, com 828,6 km, registo que superou o máximo anterior de 672 km, de 2023. E, anuncia-o a marca com sede em Newark, na Califórnia, este modelo também detém o Recorde do Guinness para a “Viagem mais longa realizada por um automóvel elétrico com uma única carga de bateria”: 1205 km. A Lucid Motors, para o Air Grand Touring (nesta versão, a bateria tem 117 kWh de capacidade nominal, e 112 kWh utilizáveis), anuncia uma autonomia de 960 km, e um consumo médio de 13,5 kWh/100 km, no ciclo combinado WLTP.









