Em Portugal, condutor ou passageiros de um automóvel estão proibidos de atirar qualquer objeto pela janela, sejam beatas de cigarros, latas e embalagens ou restos de comida, com a desculpa de serem biodegradáveis. As multas podem chegar aos €300, mas não é fácil apanhar os infratores. A Inteligência Artificial pode dar uma ajuda…
No Reino Unido, cerca de dois milhões de pedaços de lixo são descartados por dia, estimando-se que quase 70% sejam latas e garrafas de bebidas, muitas delas atiradas pela janela do automóvel em andamento.
Agora, as autoridades locais estão a recorrer à Inteligência Artificial para ajudar a combater esta crise, através de um novo equipamento chamado de LitterCam, e que já está em teste em oito localizações em todo o país.
A tecnologia transforma câmaras de CCTV comuns em radares que monitorizam a via em permanência para identificar e multar ocupantes de veículos que atiram qualquer tipo de objetos pela janela do carro. O software foi projetado para detetar até pedaços de lixo de dimensões reduzidas, como são as beatas de cigarro.
A LitterCam analisa imagens de CCTV, regista a matrícula do automóvel no caso de infração e envia os dados para proceder à respetiva multa.
Andrew Kemp, cofundador e CEO da Littercam, afirmou em entrevista exclusiva à ITVNews que “há uma grande parte da sociedade que não acredita que haja qualquer impedimento, e que não serão apanhados.”