A Liberty Media está prestes a juntar o MotoGP à Fórmula 1 ao seu portfólio de negócios. A aquisição da entidade promotora da categoria rainha do motociclismo, Dorna Sports, pode estar a poucos dias de distância, num valor superior a quatro mil milhões de euros.
Os rumores têm vindo a correr desde o fim do ano passado. Agora, o prestigiado Financial Times escreve que o grupo de desporto e entretenimento TKO viu uma proposta rejeitada, enquanto a Qatar Sports Investments parece não ter levado em frente a sua demonstração de interesse.
Neste momento, a aquisição da Dorna Sports à Bridgepoint por parte da Liberty Media parece estar muito perto de se concretizar. Um acordo pode ser anunciado já na próxima semana, depois da Páscoa. A F1 e o MotoGP já tiveram o mesmo proprietário até 2006 – na altura a CVC Capital Partners, que teve de vender o MotoGP em 2006 devido às leis da concorrência da União Europeia.
Por isso mesmo, é expectável que um acordo da Liberty Media para adquirir o MotoGP também seja alvo de um intenso escrutínio. O conglomerado americano procurará, se consumar a aquisição, replicar na categoria máxima do motociclismo o crescimento exponencial que imprimiu à F1 desde que comprou os direitos do campeonato em 2017.