A Lexus definiu a estratégia para uma nova geração de veículos totalmente elétricos, aplicando princípios de design e novas tecnologias que irão mudar o futuro dos automóveis.
Nesse sentido, a marca revelou no seu fórum anual Kenshiki, em Bruxelas, uma visão mais aprofundada do caminho que irá seguir para se tornar uma marca de veículos 100 por cento elétricos a bateria (BEV) a nível mundial até 2035, apostando para isso numa nova arquitetura modular que vai permitir simplificar processos e abrir caminho uma personalização de maior luxo.
“Quando se trata de eletrificação, iremos novamente alargar os limites do mundo automóvel premium. Desenvolveremos uma nova estrutura modular de veículos e baterias de uma nova geração, não só para melhorar o desempenho dos nossos veículos elétricos a bateria, mas também, e talvez o mais importante, para reinventar o prazer de condução. Haverá também uma revolução no software, que nos permitirá projetar veículos com o mais alto grau de personalização, tornando o luxo verdadeiramente pessoal para cada um dos nossos clientes.”, referiu Pascal Ruch, vice-presidente da Lexus Europa e da cadeia de valor.
Desta forma, a próxima geração de veículos 100% elétricos da Lexus aproveitará as oportunidades de redução de tamanho e peso nas peças estruturais para oferecer conceitos de veículos mais versáteis. Os avanços nas tecnologias de eletrificação permitirão uma maior evolução da Lexus Driving Signature – uma ligação constante entre condutor e automóvel de forma a proporcionar maior conforto, confiança e controlo em todos os momentos.
A marca nipónica aproveitou para apresentar na Europa o concept LF-ZC, que antecipa um novo sedan de produção em série da Lexus com lançamento previsto para 2026, e que se apresenta, com proporções elegantes, um centro de gravidade baixo, habitáculo espaçoso e design que combina funcionalidade com uma estética sedutora.
Além do LF-ZC, a marca mostrou LF-ZL, com base na mesma arquitetura, mas prevista ao mercado para mais tarde, e que está dotado de um cockpit inteligente e totalmente digital que confere ao condutor acesso rápido aos comandos num ambiente imersivo. O elemento central marcante é um manche de direção para comandar a exclusiva tecnologia One Motion Grip steer-by-wire da Lexus.
As funções são consolidadas em pequenos ecrãs digitais de cada lado do condutor. Os controlos operacionais, como o da transmissão, sistemas de segurança e assistência ao condutor (ADAS) e seleção do modo de condução estão localizados no painel esquerdo, enquanto os recursos de conveniência, como áudio, telefone, controlo de temperatura e funções de inteligência artificial (IA), estão agrupados à direita. Estes concept-cars estão igualmente equipados com retrovisores e espelhos laterais digitais e um monitor ultra-amplo no lado do passageiro dianteiro, para acesso a aplicações de entretenimento e mobilidade.
Os dois protótipos fazem desta forma uso de matérias de alta qualidade e de muita tecnologia, com destaque ainda para o novo sistema operativo Arene da Lexus abrirá novas possibilidades de entretenimento e conectividade. Usando recursos IA, o sistema de reconhecimento de voz fornecerá respostas rápidas aos comandos e será capaz de fazer sugestões personalizadas e flexíveis – comparáveis aos serviços de um assistente pessoal sempre disponível.
O sistema poderá ainda aprender as rotinas do condutor e as aplicações e funções preferidas e ativá-las automaticamente, sem que isso seja solicitado.
Para além disso, a Lexus revelou que cada um destes futuros modelos irá beneficiar de melhorias nas motorizações e de avanços contínuos na tecnologia de baterias, já que a marca está a desenvolver uma nova bateria de iões de lítio de elevado rendimento, que deverá permitir um tempo de carga de 10 a 80% de cerca de 20 minutos e uma autonomia de cerca de 800 km (ciclo WLTP).