Mais uma grande surpresa do grupo Toyota, desta feita por intermédio da sua marca de luxo, esperada para o Salão de Mobilidade de Tóquio, que decorre de 30 de outubro a 9 de novembro próximos. Isto porque o protótipo que, prevê-se, antecipará a próxima geração do respetivo modelo de topo promete apresentar características que ninguém preveria: a avaliar pela primeira imagem libertada, o Lexus LS Concept não só conta com seis rodas, como a sua configuração de carroçaria, e as respetivas linhas, se aproximam muito do que é mais típico encontrar no universo dos monovolumes de grande porte.
A confirmar-se na versão de produção, esta é uma alteração de rumo que, seguramente, não deixará de causar polémica, embora seja necessário aguardar pela sua revelação oficial para tentar perceber o caminho que a Lexus pretende seguir nesta matéria – inclusive se recorrerá a uma nova plataforma, e a uma motorização 100% elétrica, como há quem aposte sucederá com o LS Concept. Na fotografia que permite antever a silhueta deste concept, merecem ainda destaque as invulgares assinaturas luminosas (vertical na dianteira, sobrelevada na traseira, sublinhando a elevada altura do veículo), e as jantes, também, elas, iluminadas. Por seu turno, a ampla lateral destina-se a garantir o acesso a um habitáculo que se antecipa bastante amplo.
Por muito que, para alguns, possa parecer estranho que o LS (modelo que, em 1989, quando foi lançado na sua geração original nos EUA, assinalou o início de atividade da Lexus), na sua sexta geração, possa não adotar, pela primeira vez, em mais de três décadas, uma configuração de três volumes e quatro portas, convém sublinhar que, em determinadas latitudes, não falta quem prefira fazer-se transportar no monovolume – e, para esses, a própria Lexus já produz o LM, baseado no Toyota Alphard. Certo parece ser que, seja a sua imagem mais ou menos controversas, e as suas características mais ou menos inéditas, este será o modelo que continuará a mostrar o melhor que o seu construtor sabe fazer.