A Lexus confirmou que o novo LBX, o crossover compacto da marca nipónica, vai chegar ao mercado nacional em março.
O primeiro Lexus desenvolvido sobre uma variante da plataforma de arquitetura global para automóveis compactos GA-B, ajustada e adaptada para responder aos requisitos da marca e assim conferir benefícios como um baixo centro de gravidade, vias largas, projeções curtas e uma carroçaria de elevada rigidez, apresenta-se com 4,19 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,58 m de distância entre eixos, sendo por isso o automóvel mais pequeno de sempre da Lexus.
O LBX destaca-se, também, por introduzir uma nova linguagem estilística, mas que não deixa de ser fiel à tradição do seu construtor neste domínio. O visual exterior sofisticado, com formas bem delineadas, é dominado por uma secção dianteira de nova conceção, onde pontifica uma assinatura luminosa inédita, tal como na traseira, as quais, a seu tempo, serão aplicadas nos restantes modelos da Lexus.
Uma vez no interior, o espaço disponível não diferirá muito do oferecido pelo Yaris Cross, com a bagageira a anunciar uma capacidade de 322 litros, e a dispor de um portão traseiro de operação elétrica.
Quanto à mecânica, será disponibilizada uma única opção de motorização híbrida, que combina um três cilindros a gasolina de 1,5 litros com uma caixa de variação contínua, um motor elétrico e uma pequena bateria de nova conceção, do tipo bipolar de hidretos metálicos de níquel, com maior densidade energética do que as de células de iões de lítio, por forma a favorecer a capacidade de resposta em aceleração. Com 1280 kg, 136 cv e 185 Nm, o LBX promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, e uma velocidade máxima de 170 km/h.
Disponível no mercado nacional dentro de poucas semanas, o novo Lexus LBX tem um preço que arranca nos €36 032.