O desempenho de Lewis Hamilton na rodada de Qualificação para o GP da Austrália foi decepcionante, pois ele não conseguiu garantir um lugar entre os 10 primeiros. O desafiante Mercedes W15 enfrentou problemas persistentes que prejudicaram seu desempenho. Hamilton, sete vezes campeão mundial, expressou sua decepção após ser eliminado cedo na sessão Q2.
O desafiante W15 encontrou problemas significativos durante a sessão FP2 na sexta-feira, que continuaram a afetar seu desempenho durante a Qualificação. Hamilton se classificou em 13º lugar para a corrida no domingo e precisaria se esforçar para obter um resultado decente. Apesar de sentir que o carro estava “ótimo” durante a terceira sessão de treinos, o piloto britânico mencionou que as inconsistências com o desafiante afetaram seu desempenho e o impediram de obter melhores resultados.
Além disso, o desafiante W15 demonstrou alta inconsistência durante os momentos de alta velocidade. Hamilton afirmou abertamente que o carro estava no limite em termos de desempenho. O piloto de 39 anos explicou como o carro ficou instável em condições de vento. Embora o W15 tenha mostrado alguma melhora durante o FP3, os problemas se tornaram mais proeminentes durante a Qualificação, de acordo com Hamilton.
As dificuldades iniciais enfrentadas pela Mercedes levantaram dúvidas entre os fãs em relação ao potencial do fabricante alemão. No entanto, o chefe da equipe permanece resiliente contra as críticas e demonstra confiança na Mercedes. Wolff reconheceu que o carro apresentou desafios e operou dentro de uma faixa estreita de desempenho devido à interação entre sua aerodinâmica, componentes mecânicos e pneus.
Apesar das dificuldades, Wolff acredita que há potencial inexplorado no desafiante W15. O chefe da equipe mencionou o desempenho de Hamilton no FP3 e como o chassi começou a se sair melhor. No entanto, no momento, a equipe terá que trabalhar duro para encontrar o equilíbrio certo para o carro a fim de obter melhores resultados.
A Mercedes parece estar perdendo terreno para a McLaren na classificação dos construtores também. Isso ficou evidente quando ambos os pilotos da McLaren superaram as Flechas de Prata na Qualificação. Consequentemente, Hamilton precisará se recuperar fortemente na corrida se quiser acompanhar a competição pelo campeonato mundial.