Lewis Hamilton está indiscutivelmente confiante na sua decisão de fazer a transição da Mercedes para a Ferrari, expressando que está no “lugar perfeito” na “altura ideal”. À medida que se prepara para a sua temporada de estreia com a Ferrari, Hamilton reflete sobre os seus 12 anos de carreira e seis títulos mundiais com a Mercedes, que contribuíram para o seu impressionante total de sete campeonatos.
Apesar da sua carreira ilustre, garantir um oitavo título tem sido elusivo desde a sua derrota para Max Verstappen em 2021. Nos últimos três anos, o desempenho da Mercedes na era aerodinâmica de efeito de solo da Fórmula 1 tem sido decepcionante, com Hamilton a conquistar apenas duas vitórias em Grandes Prémios. As suas vitórias nas corridas britânica e belga na temporada passada, incluindo uma que pôs fim à sua seca de vitórias de 945 dias, não conseguiram impedir a Mercedes de ficar atrás da Ferrari no Campeonato de Construtores. O défice de 184 pontos em relação à Ferrari foi um contraste marcante com os impressionantes 652 pontos da Scuderia.
As cinco vitórias da Ferrari na temporada passada e a quase vitória no Campeonato de Construtores, perdendo para a McLaren por apenas 14 pontos, marcaram uma melhoria significativa. Esta trajetória ascendente apenas fortaleceu a convicção de Hamilton na sua escolha. “Estou 100% certo de que tomei a decisão certa ao mudar-me para a Ferrari. Não tenho dúvidas nem questões”, disse Hamilton. “É um privilégio incrível fazer parte desta equipa, contribuir para a sua rica história e legado.”
O entusiasmo de Hamilton era palpável enquanto partilhava a sua excitação em vestir vermelho pela primeira vez no evento de lançamento do F1 75 e a sua experiência única ao interagir com os fãs como piloto da Ferrari. Ele está ansioso por embarcar nesta nova jornada com a equipa e os fãs.
Hamilton teve a oportunidade de testar o carro F1 da Ferrari de 2023, uma versão modificada do modelo de ’24 durante a pré-temporada, e recentemente, o carro da Scuderia para 2025, o SF-25. Esta primeira condução com o colega de equipa Charles Leclerc atraiu milhares de fãs da Ferrari, com um até a cortar uma árvore para ter uma vista desobstruída da pista.
A mudança de Hamilton para a Ferrari une o piloto mais aclamado na história da F1, com 105 vitórias em corridas e sete títulos, à equipa mais triunfante do desporto. Ele está prestes a fazer a sua primeira aparição em Grande Prémio com o vermelho da Ferrari no próximo mês, no Grande Prémio da Austrália em Melbourne, de 14 a 16 de março.
Hamilton já está a trabalhar na configuração do carro, com o objetivo de evitar passar os primeiros seis meses da temporada de corridas a ajustá-lo. “Fizemos um trabalho significativo para acelerar o processo de compreensão dos estilos de trabalho uns dos outros. A confiança e os relacionamentos levam tempo a construir, mas cada dia é emocionante. Acordo com antecipação todos os dias,” partilhou Hamilton.
A próxima oportunidade de Hamilton para conduzir o SF-25 será durante os testes de pré-temporada no circuito do Bahrein, de 26 a 28 de fevereiro. Ele está a preparar-se para o campeonato de F1 de 2025, pronto para deixar a sua marca com a Ferrari.